Fumigação é usada no combate ao Aedes aegypti

Iniciaram na quinta-feira (18), os trabalhos de dedetização de bocas de lobo, dutos, fontes e cemitério no município de Saudades. O serviço consiste em aplicar, por meio de fumigação, um produto para eliminar insetos rasteiros e voadores.

O principal objetivo é acabar com o Aedes aegypti, já que na quarta-feira, mais dois focos do mosquito foram encontrados no município. Conforme o representante da Dedetizadora Catarinense, Eduardo Grassi, o veneno não é tóxico para as pessoas e nem prejudica o meio ambiente, sendo apenas eficaz contra os insetos.

“A nossa equipe vem e tampa as bocas de lobo com um plástico. Após isso, uma máquina faz a fumigação dentro da boca de lobo, acabando com os mosquitos, baratas e outros insetos”, destaca. Às pessoas interessadas, a empresa comunica que estará fazendo também serviços de dedetização particular em residências, por um preço acessível.

Conforme o Secretário da Saúde, José Ricardo Ternus, esta é mais uma etapa da campanha desenvolvida no município de Saudades para o combate ao Aedes aegypti. “Desde a semana passada, fizemos panfletagem em todas as casas, orientando e pedindo à comunidade para nos ajudar. Essa fumigação tem o intuito de acabar com o vetor da Dengue, mas levando em conta que as baratas também são um problema no município. Então, essa ação tem uma importância muito grande”, frisou.

O Secretário destaca que o setor público, sozinho, não conseguirá acabar com o problema; é preciso o envolvimento de toda a comunidade na ação. “É necessário que cada um se conscientize em ajudar a cuidar da nossa cidade, para que tenhamos vida com qualidade”, completou.

Limpeza e coleta de lixo serão neste sábado

Mais uma ação importante para eliminar os possíveis criadouros do Aedes aegypti será desenvolvida neste sábado, dia 20. A Secretaria da Saúde estará coordenando os trabalhos de limpeza das margens dos Rios Taipas e Saudades e também da SC-160, do pórtico até o centro. O ponto de partida será o Clube XV de Novembro, a partir das 14:30 horas.

“É necessário que façamos este trabalho, pois ainda temos entulhos decorrentes da inundação e outros materiais que acondicionam água, criando condições para o mosquito se proliferar”, destacou Zé Ricardo.

De acordo com o Secretário, esta será uma ação comunitária, feita com a ajuda de voluntários. “Estamos convidando todas as pessoas da nossa cidade para que nos ajudem a fazer a coleta do lixo nestes locais. Acredito que vamos ter sucesso nessa ação, pois nossa comunidade é muito participativa e, a exemplo da inundação, quando as pessoas se abraçaram e foram para o trabalho, acredito que mais uma vez vão atender o convite e estarem presentes para desenvolvermos essa ação”, concluiu Zé Ricardo.