Prefeito Daniel cumpre extensa agenda de trabalho em Brasília

Na semana passada, o prefeito de Saudades, Daniel Kothe, esteve em uma agenda extensa de visitas a Ministros, Deputados e Senadores em Brasília, em busca de emendas parlamentares para o ano de 2016 e também a liberação de recursos que já estão empenhados.

Em visita ao Ministério da Educação (MEC), no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), foi garantida a liberação de mais R$ 100 mil, que já foram depositados, para custeio da construção da Escola Nova. “Já tivemos a autorização para pagamento de mais R$ 140 mil também para a execução desta obra”, destaca Kothe.

No Ministério das Cidades, o chefe do executivo saudadense pleiteou a liberação de recursos para a pavimentação asfáltica da Avenida Quintino Bocaiúva e também da conclusão da Rua Padre Antônio Vieira. “Inclusive, devemos durante o mês de março estar concluindo estas duas obras”, ponderou.

No Ministério da Integração Nacional, na Secretaria Nacional de Defesa Civil, onde já estão empenhados R$ 407 mil para a construção de 03 pontes, sendo duas no Distrito de Juvêncio e uma na Linha Cruzeiro, está sendo aguardada a liberação do dinheiro e autorização do Ministério para a execução das obras. A licitação para contratação da empresa que executará os serviços já foi feita, dependendo apenas da liberação por parte da Secretaria Nacional de Defesa Civil.

“Estivemos visitando o Deputado Pedro Uczai, o qual nos garantiu o empenho de mais uma emenda parlamentar no valor de R$ 100 mil para a saúde, na área de média e alta complexidade. Estivemos também com o Deputado Celso Maldaner, solicitando recursos; não tivemos ainda a confirmação mas, possivelmente, teremos algum valor na área da saúde”, destacou Kothe.

Com o Deputado Décio Lima, que no ano passado destinou R$ 100 mil para a saúde em Saudades, o prefeito Daniel acredita que neste ano, mais R$ 150 mil deverão ser destinados, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário, intermediados pelo parlamentar, para aquisição de maquinário.

O Deputado Jorginho Mello também assumiu mais um compromisso com o município; o parlamentar, inclusive, já empenhou recursos para aquisição de um veículo e equipamentos para estruturação do Conselho Tutelar. A previsão de entrega dos itens é para o mês de abril.

“Estivemos também no gabinete do Deputado Marco Tebaldi, que nos garantiu uma emenda parlamentar de R$ 100 mil para aquisição de veículo e equipamentos para a Secretaria de Assistência Social”, completou Daniel.

No gabinete do Deputado Federal Esperidião Amin, onde Kothe foi recebido também pelo Deputado Estadual João Amin, foram pleiteados recursos para a Secretaria da Saúde, onde deve ser destinada uma emenda de R$ 150 mil. “Obviamente, conversamos também sobre a liberação dos recursos da Secretaria da Defesa Civil, já que o Ministério da Integração Nacional hoje é coordenado pelo Partido Progressista e o Deputado Amin tem uma boa influência no Ministério e está nos ajudando para a liberação dos recursos”, ponderou.

Aproveitando o roteiro de visitas, Kothe entregou ofícios solicitando recursos ao Deputado Jorge Boeira, aos Senadores Dário Berger, Dalírio Beber e Paulo Bauer e realizando outras visitas, entre elas, ao Ministério do Desenvolvimento Agrário, pleiteando recursos para a Casa Familiar Rural e para a Arcafar-Sul, na área de assistência técnica.

Na Secretaria de Governo, que é o espaço onde se trabalha com as prefeituras e os gabinetes dos deputados e senadores, foi pleiteada a liberação de recursos para diversos projetos que o município tem junto com o Governo Federal.

O prefeito Daniel avaliou sua viagem à Capital Federal de forma positiva, destacando o grande número de parlamentares visitados, que são parceiros do município e já destinaram recursos a Saudades, durante seu período frente ao executivo. “Embora seja um momento difícil, foram tomadas, em Brasília, na semana que estivemos lá, algumas decisões importantes que foram impactantes para a ação do Governo Federal e também para a ação do Congresso Nacional. Acredito que foi positiva a nossa viagem, conseguimos fazer vários contatos e com o trabalho que a gente vem fazendo, vamos colher bons frutos”, concluiu o prefeito.