Grupo de Danças Jugend Vorwärts completa 25 anos

No último final de semana, a Associação Grupo de Danças Alemãs Jugend Vorwärts, de Saudades, esteve comemorando seus 25 anos de sua fundação e promoveu uma grande festa de reencontro dos ex e atuais integrantes.

A noite do sábado (15), foi marcada por fortes emoções e agradecimentos a todos que construíram a família Jugend Vorwärts. Na oportunidade, foram realizadas homenagens, entrega de lembranças comemorativas aos 25 anos, bem como foi recordada a história do Grupo.

Ainda na oportunidade, foram realizadas apresentações folclóricas do grupo Jugend Vorwärts e também a apresentação do documentário do Registro e Transmissão da Cultura Alemã e Polonesa no Oeste Catarinense, que contou a história de nossa associação, e um pouco mais da cultura alemã preservada e cultura da associação.

Já no domingo (16), o dia iniciou com uma linda celebração religiosa em alemão, em agradecimento aos 25 anos de caminhada do Grupo, na Igreja Matriz da Paróquia Sagrada Família. Após a celebração, teve inicio o desfile de Bierwagen pelas ruas da cidade em direção à AERC Ceraçá.

Durante o domingo, além do delicioso almoço preparado pelos membros do grupo, foram realizados jogos germânicos e apresentações folclóricas de grupos da região, que vieram prestigiar o evento.

Segundo o presidente, Eduardo Luiz Metzger, foi um momento de festejar, juntamente com os ex-integrantes do grupo, os 25 anos de história construída com a participação de muitas pessoas que ajudaram na manutenção e continuidade das atividades e homenagear as diretorias que não mediram esforços para a construção dessa rica e bela história da associação.

A festividade alusiva aos 25 anos de história, de caminhada árdua e recompensadora, contou com a presença de diversos ex-integrantes e os atuais integrantes da associação, tendo a participação das autoridades municipais que apoiam e prestigiam a cultura, como o prefeito Daniel Kothe, que esteve presente.

“Lembrar e festejar os 25 anos de história da associação é fortalecedor e enriquecedor. O início de cada caminhada do grupo Jugend Vorwärts não foi fácil. Sempre superando as dificuldades no caminho, com o apoio de diversas pessoas que contribuíram para a continuidade e fortalecimento da associação, chegamos hoje até aqui. Assim, queremos agradecer a todas as pessoas que por este grupo passaram deixando traços de sua vida, tempo e história”, destaca Eduardo.

Parabéns a todos que contribuíram com este legado até aqui e as futuras gerações que continuaram a escrever a história da associação!

Depoimento de Lucia Leifheit Thiesen, professora e fundadora do Grupo de Danças Alemãs Jugend Vorwärts:

“Falar do grupo Jugend Vorwärts é agradecer primeiramente a Deus por fazer parte dele. É sentir uma grande emoção por tudo que já foi realizado e aconteceu entre o grupo junto com os componentes e familiares, em eventos de nosso município, bem como entre várias promoções de grupos de Santa Catarina  e de outros estados, onde brotaram grandes amizades e a valorização da cultura alemã por crianças, jovens e adultos.

Ao fundar o grupo Jugend Vorwärts há 25 anos, com um pequeno grupo de alunos do Colégio Estadual Rodrigues Alves, nós pensamos na valorização da Língua Alemã, da qual era professora na época da fundação do mesmo, bem como nas danças folclóricas, músicas e cantos, valorizando assim a valiosa cultura que nossos antepassados nos deixaram.

Sinto hoje que esse grupo é uma grande e alegre família de amigos caminhando juntos pelo sucesso e união do grupo.

Tenho orgulho de ser membro desse grupo e agradeço muito a cada um e cada uma que já fez ou ainda faz parte, que trabalha e luta pelo  sucesso do mesmo”.