Programa Primeiros Passos é lançado oficialmente

Foi realizado no sábado (05), o lançamento do Programa Primeiros Passos em Saudades. O programa é uma ação da Administração Municipal, que integra as secretarias da Educação, Saúde e Assistência Social.

A cerimônia oficial aconteceu no Módulo Esportivo, com a presença de Deputados Estaduais e Federais, lideranças diversas, além de toda a equipe da Administração Municipal de Saudades, além de professores das redes municipal e estadual de ensino, pais, alunos e grande número de pessoas da comunidade saudadense.

O programa foi pensado, tendo em vista o grande número de crianças matriculadas na Rede Municipal de Ensino, considerando que os anos iniciais são fundamentais na formação humana. Assim, a Administração está propondo um Programa articulador das políticas públicas de saúde, educação e assistência social, que contemplem crianças na faixa etária dos 0 aos 10 anos de idade, além de gestantes do município.

Os principais diferenciais do Programa são, entre outros, 12 horas de atendimento nas creches e na unidade básica de saúde, 6 refeições diárias às crianças, com mais de 850 crianças atendidas, mais de 190 profissionais envolvidos, entre professores, pediatra, nutricionista e psicóloga.

Os parlamentares presentes, unanimemente, elogiaram a iniciativa do atendimento integral de 12 horas, que é uma ação pioneira na região e no Estado, sendo que para o próximo ano, com a consolidação do programa, mais ações serão desenvolvidas, de forma a complementar o aprendizado nas escolas.

A coordenadora do programa e primeira-dama, Liane Vitali Kothe, após apresentar o vídeo institucional do Programa Primeiros Passos, apresentou um pouco das ações que já estão sendo desenvolvidas no município, além de falar sobre o papel da educação nos dias atuais. “Educar é muito mais que ensinar a dizer muito obrigado, com licença, por favor, ou ensinar a ler e escrever. Ensinar é guiar, orientar, transmitir valores. Numa simples brincadeira, as crianças aprendem a respeitar, compartilhar. E nós adultos,  educadores, pais, mães, avós, ensinamos, principalmente, dando exemplos, porque os seres humanos também aprendem imitando. Por isso a nossa responsabilidade é ainda maior”, frisou.

Já o prefeito Daniel Kothe, além de falar sobre o Programa, fez uma apresentação da equipe que trabalha integrada nos setores de saúde, educação e assistência social, além de falar sobre o objetivo da administração municipal. “Poderíamos ter usado esse investimento em obras, em construção de infraestrutura, escolas, ginásio, porém, optamos por investir nas pessoas, porque essas crianças precisam desse investimento agora. Então, decidimos investir nas pessoas e pedir que elas nos ajudem a lutar por mais recursos para a construção de estruturas físicas”, disse o chefe do executivo saudadense.

Após a abertura e apresentação do Programa, foram feitas as entregas dos kits às mães que tiveram seus filhos no ano de 2013, contendo uma sacola, um cobertor, um lencinho e fraldas, para as crianças.

Após o ato de abertura e entrega dos kits, foi proporcionado uma tarde de lazer às crianças e famílias, com mostras de trabalhos dos alunos, bem como foi oferecido um momento em que os pais puderam acompanhar as atividades que seus filhos desenvolvem nas escolas.

CONFIRA AS FOTOS DO LANÇAMENTO DO PROGRAMA, CLICANDO AQUI.

VEJA AS FOTOS DAS ENTREGAS DOS KITS ÀS MÃES, NA GALERIA ABAIXO.