Sala de Situação promove atividade de combate à Dengue no cemitério municipal

No sábado (26), a Secretaria da Saúde de Saudades, por meio da Sala de Situação, organizou a ação de limpeza no cemitério municipal, como já havia sido divulgado à população.

Na oportunidade, com a participação dos Clubes de Serviço, representantes das empresas e voluntários da comunidade, foram retirados os vasos e demais objetos que não estavam adequados, ou seja, onde havia acúmulo de água. Onde foi possível, os objetos foram adequados, com o intuito de evitar que acumulem água.

De acordo com a enfermeira Marina Lunardi, que faz parte da Sala de Situação, muitos objetos já haviam sido modificados, para evitar possíveis criadouros do Aedes aegypti. “Notamos que muitos já estavam adequados e isso é reflexo da campanha feita anteriormente à data do Dia de Finados e a todo trabalho realizado pela Sala”, destaca.

Para o Secretário da Saúde José Ricardo Ternus, a atividade teve êxito porque houve um grande envolvimento das entidades que participam da Sala de Situação. “Foi um trabalho rápido, pois havia bastante gente. Queremos aproveitar a oportunidade para agradecer as pessoas que foram lá, agradecer também as entidades que se envolveram e dizer que é necessário fazer este trabalho. A Dengue só se vence com a conscientização das pessoas”, afirma.

A Secretaria de Saúde solicita ainda a todas as famílias para que verifiquem, em suas residências, locais que possam acumular água e eliminem ou façam a proteção dos mesmos. Com a chegada do verão e com as chuvas, a preocupação é de que haja uma epidemia no município, já que no ano passado, cidades vizinhas foram fortemente afetadas pela Dengue, além de Saudades, que também registrou alguns casos da doença.