CFR realiza formatura de mais uma turma do Curso Técnico em Zootecnia

Foi realizada na noite de sexta-feira (16) a formatura de mais uma turma do Curso Técnico em Zootecnia, da Casa Familiar Rural de Saudades. O evento ocorreu na sede da AERC Ceraçá.

Estiveram prestigiando a solenidade, o vice-presidente da Associação da Casa Familiar Rural Darcilo Stein, prefeito Daniel Kothe, Deputado Estadual Dirceu Dresch, presidente do Legislativo Alécio Jahnke e vereadores Osmundo Schuh, Marilise Warmling, Vilmo Höhn e Nestor Hickmann, presidente da Arcafar-SC Alexandre Schuh, diretora na EEB Rodrigues Alves e representante da ADR de Maravilha Rosilene Mohr, Secretária de Educação Zeli Stein, Secretário de Agricultura Jacinto Kreutz, Diretor da Casa Familiar Rural Alison Ivonei Hoss, presidente da Ceraçá José Samuel Thiesen (representando as demais empresas parceiras da CFR), além de professores e monitores da instituição, formandos, familiares e amigos.

Na oportunidade, 13 alunos receberam seu certificado de conclusão do Curso Técnico em Zootecnia. A Casa Familiar Rural de Saudades tem hoje, além do município sede, alunos dos municípios de Pinhalzinho, Cunha Porã, Cunhataí, Nova Erechim, Palmitos, São Carlos e Nova Itaberaba. São mais de 200 alunos já formados, sendo que hoje existem mais 42 em formação.

O Diretor da CFR, Alison Ivonei Hoss, disse da satisfação em poder presenciar a formatura de mais um grupo de alunos. “É importante salientar a boa relação que tivemos com as famílias, o que é algo de extrema importância para a instituição, pois as famílias, nos dias de hoje, são a base fundamental na formação dos jovens. Essa parceria nos permite dar uma boa formação a esses alunos. Muitos desses formandos já estarão fazendo a sucessão familiar, a partir do próximo ano, e outros jovens darão continuidade aos estudos, o que para nós é uma alegria muito grande”, destacou, agradecendo ainda colaboradores da CFR, empresas parceiras, estado e municípios.

O vice-presidente da Associação da CFR, Darcilo Stein, acredita que é importante que os agricultores também estejam capacitados para desenvolver suas atividades. “Os desafios são imensos, e é preciso que o poder público, os pais e a comunidade como um todo apoiem esse projeto, pois com certeza só termos a colher bons frutos”, aduziu.

Para o prefeito Daniel Kothe, a CFR tem hoje um grande respaldo na formação dos jovens para a sucessão na propriedade e para prosseguirem os estudos no ramo. “A Casa Familiar é uma referência em toda a região e também é uma referência no país. Não é à toa que o Globo Rural fez uma matéria envolvendo essa instituição, como uma experiência exitosa na pedagogia de alternância, mostrando a importância que tem o aluno participar da atividade produtiva nas propriedades e estudar ao mesmo tempo. Eu acredito que esse projeto vai ter uma vida longa e vai ter sempre o apoio da administração municipal de Saudades”, completou o chefe do executivo.