Secretaria da Saúde alerta para cuidados com a Dengue

Apesar de o município de Saudades não registrar ainda nenhum caso de Dengue neste ano, a Secretaria da Saúde alerta a toda a população que os cuidados para o combate ao transmissor da doença, o mosquito Aedes aegypti, devem continuar.

De acordo com o Secretário da Saúde, José Ricardo Ternus, foram registrados nos últimos dias, três novos focos do mosquito no perímetro urbano. “A Dengue não está presente, mas o mosquito está; na hora em que ele estiver contaminado, corremos o risco de ter a doença, que pode facilmente evoluir para uma epidemia”, afirma Zé Ricardo.

O Secretário conclama a todas as pessoas para que façam a vistoria em seus terrenos, casas, empresas e demais locais, eliminando todo e qualquer objeto que possa acumular água. “Todos nós somos responsáveis por isso e precisamos ajudar a cuidar. O único jeito de evitarmos a criação do mosquito é não deixarmos água parada, e isso é fácil de fazer, requer um pouquinho de tempo, mas todos podem ajudar”, aduz.

Zé Ricardo exemplifica ainda que, se as empresas destinarem um colaborador para auxiliar na verificação de locais que possam acumular água, por alguns minutos semanais, podem evitar que seus funcionários fiquem afastados por mais tempo, caso contraiam a doença.

“Se tivermos uma epidemia de Dengue, aqui na Secretaria da Saúde, teremos que parar com as nossas outras ações e cuidar só disso. Não queremos chegar nesse ponto e, por isso, solicitamos a ajuda de todos”, completa Zé Ricardo.

O Secretário ainda enalteceu a participação dos Clubes de Serviço, entidades organizadas e empresas do município, que estão envolvidas no combate ao Aedes aegypti. “As pessoas estão envolvidas, mas precisamos lembrar constantemente que é importante manter os cuidados. Com o calor e as chuvas constantes, é muito fácil encontrar água parada e essas são condições que facilitam a proliferação do mosquito. Por isso, pedimos que todos nos ajudem para não tenhamos casos de Dengue em Saudades”, finaliza Zé Ricardo.