Saudadenses participam do 1º Curso de Construção de Açudes e Viveiros

O Programa de Aquicultura e Pesca promoveu o 1º Curso de Construção de Açudes realizado na região de São Miguel do Oeste, direcionado aos técnicos que atuam na área como responsáveis e referências na atividade.

O curso foi ministrado pelo Engº Agrônomo, Especialista, Everton Della Giustina, Coordenador Estadual do Programa de Aquicultura e Pesca. Segundo Everton, a piscicultura na região tem ganhado expressividade no cenário estadual.

Conforme o levantamento da “PPM – IBGE 2013”, a produção aquícola nacional era de 392.493 toneladas, tendo seu maior representante o Mato Grosso com 19,4% da produção, cerca de 75.630 toneladas. Com apenas 1,2% do território nacional, Santa Catarina despontava como o 7º maior produtor com 5,41 % do total, ou seja, 21.240 toneladas. Em 2015 o levantamento do “Cepa – Epagri” totalizou 29.170 toneladas da produção comercial, ou seja, um crescimento de 37,34 % em apenas dois anos.

Durante o curso, além do conteúdo teórico, os participantes praticaram técnicas de levantamento planimétrico, prospecção, cálculos no dimensionamento e locação de estruturas para construção de açudes e viveiros, além do cálculo do movimento de terra e orçamentação para planejamento e análise de viabilidade técnica da atividade.

Segundo o Responsável pelo programa na UGT, Engenheiro Agrônomo Osvaldo Rüppel, apesar de a piscicultura ser uma atividade relativamente nova, se comparada às demais praticadas no estado, vem ganhando espaço na região e demandando das equipes municipais, informações e capacitações de produtores na atividade.

O Técnico Agrícola do município de Saudades, Mauro Sehnem, que esteve participando do curso, juntamente com o extensionista da Epagri Sidinei Weirich, destaca que foram três dias onde foram repassadas muitas informações.

“No curso, aprendemos a importância de projetar um viveiro/açude de forma correta, fazendo com que ele se torne prático e eficiente na hora de realizar os manejos, principalmente a despesca. A Secretaria da Agricultura dispõe de um nível eletrônico, peça fundamental no levantamento de área, para que obra seja executada da melhor forma possível, reduzindo custos com hora maquina”, relata Mauro.