Prefeito Daniel Kothe ressalta principais ações dos seis primeiros meses de governo

Nesta semana, o prefeito do município de Saudades, Daniel Kothe, fez uma avaliação dos seis primeiros meses de trabalho frente ao executivo municipal. Reeleitos para o mandato de 2017 a 2020, Daniel e Sadan e a equipe de governo focaram seus trabalhos em planejamento, conclusão das obras em andamento e implementação de novos projetos para os próximos anos.

Inicialmente, foi feito um trabalho de discussão das ações e metas com todas as secretarias, juntamente com a Câmara Municipal de Vereadores, onde foram formulados os principais programas para os próximos quatro anos. “Essa foi a primeira grande tarefa”, resume Daniel.

Num segundo momento, foram feitos os ajustes necessários, para que fosse possível enfrentar a crise financeira e de recursos que o país vive e, por consequência, afeta também os municípios. “Esses ajustes foram bastante severos. Nós fizemos cortes em praticamente todas as áreas, mas com destaque especial para o setor de pessoal, onde foi reduzido de forma significativa o quadro de servidores comissionados, para que tivéssemos a condição, em um momento de crise e dificuldades, de não perder a capacidade de fazer investimentos”, afirma o chefe do executivo.

A terceira parte do trabalho foi elencar os grandes projetos para serem tocados nos próximos anos. “A partir daí, focamos na conclusão das obras que já haviam iniciado, que é o que estamos fazendo agora, a exemplo do trabalho intenso que está sendo feito na escola nova, um projeto grande, de praticamente R$ 4 milhões. Nós estamos trabalhando também na implantação do loteamento Vitória; temos vários outros projetos em andamento, como construção de pontes, por exemplo, como foi feito nas Linhas São Carlos e Maipuzinho, e agora, nos próximos meses, na Linha Santa Catarina, onde há uma ponte grande a ser executada, e assim por diante. São Vários projetos que haviam sido iniciados e que agora a nossa prioridade são a sua conclusão”, comenta Kothe.

 

Programa Caminhos do Campo

Considerado o programa de maior importância para o setor de infraestrutura no meio rural, o Programa Caminhos do Campo deverá ter suas ações potencializadas nos próximos quatro anos.

“Especialmente, vamos focar no alargamento das vias. Temos ainda, dentro do programa, a aquisição de mais duas retroescavadeiras novas e um trator sobre esteiras, que são necessidades que temos. Ainda, como meta, projetamos a construção de 40 pontes no meio rural, para que tenhamos um pouco mais de tranquilidade para nossos produtores e também para a prefeitura, para que não precise, cada vez que ocorrem chuvas fortes, sair correndo para socorrer as pessoas que necessitam destes acessos”, aduz o prefeito Daniel.

 

Secretaria da Educação

Na área da educação, o Programa Primeiros Passos continua (e continuará) a nortear as ações da pasta. “Vamos manter o atendimento integral às crianças, como já vem sendo realizado, manter o trabalho de atendimento ginecológico para as mulheres e o trabalho de atendimento pediátrico que vem acontecendo”, afirma Kothe.

Além disso, a administração está trabalhando para fortalecer a infraestrutura física que o município dispõe. “Com a conclusão da escola nova, onde funcionará o ensino fundamental, nós iremos utilizar o espaço da EMEF para fazer os trabalhos de contraturno e iremos organizar também melhor a educação infantil com a reforma dessa estrutura onde a EMEF se localiza atualmente, para que tenhamos condições de oferecer um espaço de melhor qualidade às crianças”, completa o prefeito.

 

Secretaria da Saúde

Na área da saúde, estão sendo pensados novos projetos. A manutenção de programas como o Mais Médicos, além de outros já implantados, também serão o foco para os próximos anos. Mas Kothe ressalta que serão pensadas novas políticas para a área.

“Estamos fazendo isso em parceria com a nossa Sociedade Hospitalar Beneficente. Já estamos estruturando a parte de cirurgias eletivas e temos um projeto para mais especialidades, como na área de ortopedia, que estamos trabalhando. Se tudo der certo, ainda neste ano teremos novidades neste sentido”, frisa o prefeito Daniel.

Outro destaque é a parceria que está sendo montada entre administração, hospital e comunidade, para buscar a sustentabilidade do hospital, dando condições de prestar um bom atendimento à população saudadense.

 

Assistência Social

Outra área de destaque é a Secretaria de Assistência Social, onde vem sendo realizado um trabalho diferenciado, especialmente no acompanhamento aos grupos da terceira idade, das pessoas com necessidades especiais e, agora, com o acompanhamento dos clubes de mães.

“Estão sendo pensados um conjunto de políticas para a área da Assistência Social para a gente fortalecer os vínculos das pessoas que fazem parte dessa secretaria”, esclarece o prefeito.

 

Secretaria de Agricultura

Na área da agricultura, haverá novidades para o próximo ano, pois foram necessários ajustes, em 2017, no que diz respeito ao pagamento dos bônus aos produtores rurais. “Excepcionalmente, neste ano, não pagaremos os bônus, pois utilizaremos estes recursos para fazer as pontes, dentro do Programa Caminhos do Campo, e também para fazermos o programa de erradicação da tuberculose e da brucelose, que está sendo projetado”, afirma Kothe.

Conforme o prefeito, o intuito é fomentar ações na área leiteira, que é uma das atividades que mais envolve famílias atualmente, estruturando e dando condições aos produtores para que a atividade seja sustentável. “Do contrário, daqui a pouco as propriedades terão altos investimentos em genética e em tecnologia, mas terão uma deficiência no que diz respeito à sanidade do rebanho. Então, vamos trabalhar nisso com intensidade e fazer investimentos para que tenhamos essa condição construída”, comenta o prefeito.

 

Esporte

Na área do esporte, vários campeonatos já estão em andamento, realizados em parceria com a comunidade. “Um exemplo foi o Municipal de Futebol de Campo, que foi muito bem desenvolvido, funcionou a contento e onde os próprios clubes organizaram a competição. Quero parabenizá-los e agradecer pela parceria”, disse o prefeito Daniel.

Nos próximos dias, iniciará mais uma edição da Taça Dass de Futsal, organizada em parceria com a ADAF Saudades, junto com o Conselho Municipal de Esportes. “Tudo isso vai nos dando uma condição boa para que possamos trabalhar”, resume o prefeito.

 

Secretaria de Administração

Esta área é considerada como uma “espinha dorsal” da administração como um todo, pois comanda as compras, licitações, contabilidade, dentre outros. Desde o início da nova gestão, a pasta vem desenvolvendo regularmente seus serviços.

“É importante que a nossa população saiba que a administração é muito limitada e dependemos, várias vezes, de outros fatores externos. Mas vamos manter a nossa equipe mobilizada e trabalhando para que possamos dar o suporte para as outras secretarias”, destaca o prefeito Daniel.

Para o chefe do executivo, apesar da crise, o ano começou bem. “No nosso dia a dia, temos que estudar onde podem ser feitos cortes, onde dá para diminuir custos para que possamos manter a capacidade de investimentos, pois a nossa população precisa disso, e temos, dentro das nossas possibilidades, avançado bastante”, completa Kothe.

 

Infraestrutura Urbana

O prefeito Daniel cita como exemplo dos principais avanços neste ano, a melhoria da infraestrutura urbana, desenvolvida por meio do Programa Cidade da Gente.

“Esse programa tem como meta resolver os problemas de drenagem pluvial que existem na nossa cidade, para que não haja mais alagamento em função das chuvas. Tivemos de novo transtornos nesse ano, mas acredito que com o trabalho que vem sendo feito no Bairro Morada do Sol III, especialmente nas Ruas Alvorada, José Rohden, João Kloh e Clemente Kasper, vamos poder definitivamente resolver os problemas aí existentes”, pondera.

Em outros locais, como nas Ruas 7 de Setembro e Iguaçu, os trabalhos devem ser iniciados nos próximos dias. “São problemas crônicos que existem aí e, por isso, essas obras são importantes”, pontua Kothe.

Além disso, o município está formulando um projeto de revitalização da Avenida Brasil, no trecho do pórtico até o Bairro Palmeiras. “É um projeto que temos junto ao Fundo de Apoio aos Municípios, o Fundam. Ainda, estamos trabalhando num projeto de financiamento, para realizarmos investimentos para ter um circuito de ruas asfaltadas, que dão acessos aos nossos bairros, para facilitar as condições dos nossos trabalhadores e das nossas trabalhadoras, em se deslocar até seus locais de trabalho, deixar seus filhos na escola ou sempre que necessitarem se deslocar”, explica Daniel.

 

Avaliação positiva dos primeiros meses de governo

De acordo com o prefeito Daniel, a avaliação dos primeiros meses de governo é positiva. “O projeto é grande; nesse primeiro ano nós, obviamente, precisaríamos traçar os caminhos e montar um pouco a estrutura para trabalhar e fazer o planejamento, o que foi feito. Agora, é botar a mão na massa, deixar redondos os projetos executivos para serem realizados com os investimentos e com os recursos externos, especialmente com os parlamentares, estado e com fundos de financiamento”, concluiu o prefeito Daniel.