Lideranças saudenses participaram de reunião sobre o Fundam 2

Foi realizada na manhã da última quinta-feira (06), no plenário da Câmara de Vereadores de Maravilha, a reunião de apresentação da segunda etapa do Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam 2).

O evento contou com a participação dos 17 prefeitos dos municípios que compõem a Associação dos Municípios do Entre Rios (Amerios). Estiveram presentes, o governador do estado João Raimundo Colombo, gerente executivo da Agência de Desenvolvimento Regional de Maravilha (ADR-MH) Jonas Dall’Agonol, além de deputados federais e estaduais.

De Saudades, fizeram-se presentes o prefeito Daniel Kothe, vice-prefeito Osmar Prestes (Sadan), vereador Elizeu Kreutz (Lito), secretários Rogério Sehnem (Administração), Alison Ivonei Hoss (Educação), Flávio Hübner (Infraestrutura) e Jacinto Kreutz (Agricultura).

O governador João Raimundo Colombo destacou que o programa é uma forma de ajudar os municípios a realizarem obras e melhorarem suas infraestruturas, reforçando ainda aos prefeitos que, com os municípios fortalecidos e produtivos, o estado consolida o viés de enfrentamento da crise, que tem como pilares, não só investimentos em cada um dos municípios, mas a decisão de não aumentar impostos e a concentração de esforços em setores que se tornaram alternativas mais viáveis para o dinamismo econômico, como o turismo, a produção agrícola e as exportações, entre outras medidas e mecanismos de gestão pública.

Os recursos serão destinados aos municípios a fundo perdido, sendo financiados pelo estado junto ao BNDES e ao Banco do Brasil. Cada município receberá entre R$ 800 mil e R$ 3 milhões, que serão definidos de acordo com critérios de população e extensão territorial dos municípios catarinenses, além de outros critérios que estão sendo estudados pelos técnicos do governo.

De acordo com o prefeito Daniel Kothe, a expectativa é de que Saudades receba mais de R$ 1 milhão em recursos pelo Fundam 2. “Nós estamos trabalhando em várias frentes de projetos, estamos ainda debatendo com a nossa equipe, mas a princípio, este recurso será utilizado para a revitalização da Avenida Brasil”, explica.

Kothe destaca que a cidade tem muitas demandas, principalmente referente aos bairros. “Muitas obras de infraestrutura estão sendo realizadas nos bairros, inclusive, podemos destacar os trabalhos no Bairro Morada do Sol, que está recebendo um investimento muito grande em drenagem. Mas, no entanto, nossa avenida é nosso cartão postal, é a entrada da cidade, onde as pessoas que nos vistam têm como primeira impressão da nossa cidade e onde estão localizados a grande maioria do comércio”, argumenta o chefe do executivo.

A equipe da administração está trabalhando, agora, na fase de projetos; posteriormente, será chamada a comunidade, para apresentação da proposta, antes de ser enviada ao BRDE, que será o agente executivo do Fundam 2.

Reivindicação pela melhoria da SC 160

Na oportunidade, os prefeitos dos municípios cortados pela rodovia SC 160 fizeram um apelo ao governador João Raimundo Colombo, para que a mesma seja recuperada, pois atualmente se encontra em más condições de trafegabilidade.

“Levantamos esse problema junto ao governador, especialmente quanto à sua conservação. Fizemos já vários movimentos nesse sentido, junto com a Câmara Municipal de Vereadores, já tivemos encontros com o Secretário da Infraestrutura e com o vice-governador, levando essa preocupação para os nossos parlamentares, e agora tivemos a oportunidade de falar pessoalmente com o governador sobre isso”, afirmou o prefeito Daniel.

Conforme o chefe do executivo saudadense, a via hoje é muito importante tanto para o tráfego das pessoas quanto para o escoamento da produção dos municípios. “A rodovia é hoje uma importante ligação e tem dificuldades na parte do pavimento, do asfalto, e também na parte de drenagem, especialmente no trecho onde existem pontes, onde praticamente todas elas têm problemas. Por isso, levantamos essa questão, nos somando aos demais prefeitos dos municípios localizados ao longo da SC 160, e aguardamos o encaminhamento do governador para que hajam investimentos nos próximos meses, pois a preocupação nossa é grande e também de quem transita todos os dias por esta via”, finalizou Kothe.