Técnico da Seleção Brasileira avalia atletas do handebol feminino de Saudades

O fim de semana foi de muito trabalho para jovens atletas do estado de Santa Catarina que participaram da edição regional dos Acampamentos de Desenvolvimento e Melhoria Técnica do Handebol. O projeto, realizado pela Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) em parceria com os Correios e as federações estaduais, tem como objetivo descobrir talentos e padronizar a forma como a modalidade é trabalhada em todo o Brasil.

Os atletas que tiverem destaque na fase regional em cada estado serão convidados a participar da etapa nacional, a partir de agosto. Além dos atletas, as atividades contam também com a presença de treinadores locais, que têm a missão de multiplicar as diretrizes passadas durante os acampamentos para os alunos. Os acampamentos seguem o padrão utilizado pelas comissões técnicas das Seleções.

Em Santa Catarina, a cidade de Palma Sola recebeu atletas das categorias Infantil e Cadete, com orientação de Daniel Suarez, o Cubano, assistente técnico da Seleção Feminina Adulta e técnico da Seleção Júnior Feminina.

As atletas Anna Clara Thome, Kelly Hermes, Gabriela Salles Hermes, Camile Martins, Bianca Schneider na categoria infantil e Tamires Bello. Cheila Niederle, Debora Badia, Gabriele Höhn na categoria cadete receberam orientações e informações que vão propiciar um melhor desenvolvimento da sua capacidade dentro do esporte. “O professor Daniel Cubano transmitiu muitos ensinamentos para nós atletas, exercícios e situações jogo de ataque e defesa que nos faz evoluir no handebol”, destacou a atleta Gabriele Höhn.

As atividades contaram com a presença de 68 atletas e dos treinadores locais Rosane F. Goetz Dalle Laste e Giovana Goetz (Palma Sola), Rogério Klos e Isabel Klos (Chapecó), Carina Mariani e Romulo Dias (Concórdia) Angela Simon (Peritiba), Alex Rodrigues Catto (Lages) e Ivan Carvalho da Rosa (Saudades).

“Foi uma etapa muito boa. Conseguimos olhar muitas meninas talentosas com potencial para estarem no Acampamento Nacional, tanto infantil quanto cadete. Fiquei muito feliz por participar desse acampamento. Esse é um projeto maravilhoso da Confederação Brasileira de Handebol, que está de parabéns”, resumiu Cubano.

Para o professor Ivan Carvalho da Rosa, técnico saudadense, que participou desta etapa, foram três dias de muito conhecimento. “Tivemos a oportunidade de nos atualizar no que há de mais moderno no handebol, tanto em situações de jogo quanto nas questões de preparação das equipes”.

Além do professor Daniel Suarez na orientação de atletas e técnicos, um ponto alto do Acampamento Regional de Palma sola foi a palestra motivacional da atleta Amanda Andrade, campeã mundial adulta onde incentivou as atletas presentes fazendo um relato no que foi sua vida na modalidade do handebol.

Os acampamentos serão divididos nas fases regionais e nacional. Nos regionais, as etapas estão sendo realizadas este ano em Goiás, Amazonas, Paraíba, Santa Catarina, Piauí, Acre, Maranhão, Sergipe, Rio Grande do Sul, Pará e Alagoas. Em 2018, terão sequência em Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, São Paulo e Tocantins