Educação do município de Saudades esteve representada em encontro do PNAIC em São Carlos

Na segunda e na terça-feira (25 e 26), a Diretora da Educação de Saudades, Eliamar Corradi, junto com as professoras Nadir Müller e Elise Schwendler participaram da reunião do PNAIC, realizada no município de São Carlos.

De acordo com Eliamar, o MEC disponibilizou a todos os municípios, neste ano, a entrada da educação infantil no programa. “Até então, nos últimos quatro anos, quem participava era somente o ensino fundamental, no primeiro, segundo e terceiro ano”, aponta. A partir deste ano, a pré-escola deve também fazer parte.

O primeiro curso para os coordenadores e formadores locais já havia sido realizado nos dias 21 e 22 de agosto em São Carlos. Logo após, foi iniciada a formação dos professores em Saudades.

“Nesta semana, a formação teve mais como ênfase a área da matemática, para que se consiga trabalhar com os professores do município, depois, e eles possam estar repassando aos alunos. Toda essa questão da formação do PNAIC é importante porque traz coisas bem práticas no dia a dia do professor”, completa Eliamar.

Os encontros, em Saudades, com os professores da rede municipal, acontecem todas as segundas-feiras, a partir das 17:30 horas. “São feitos estudos de textos, trocas de ideias, são preparadas atividades para a semana a fim de que sejam desenvolvidas com os alunos. O PNAIC não é algo a mais que o professor faz em sala de aula; de acordo com os estudos, ele reelabora as atividades que ele tem que fazer com os alunos, dando ênfase nas suas habilidades e competências, pois as crianças têm os direitos de aprendizagem. Cada criança não pode sair de determinada turma ou de determinada idade, sem ter adquirido algumas competências na escola”, finaliza Eliamar.