Administração executa primeira etapa de revitalização da Avenida Brasil

Por meio da Secretaria de Infraestrutura, a Administração de Saudades deu início, nesta semana, à revitalização da Avenida Brasil, traçado também da rodovia estadual SC 160, que corta o perímetro urbano do município.

O primeiro trecho vai do entroncamento das Ruas Marechal Deodoro com a José Norberto Weber (na saída para Cunhataí), até a ponte Colombo Machado Sales. Conforme o prefeito Daniel Kothe, a Administração está encerrando o ano de 2017 num clima acelerado de trabalhos, tocando desde diversas melhorias em infraestrutura, até a realização das festividades programadas para o mês de dezembro.

“Estamos fazendo a primeira etapa da recuperação da Avenida Brasil. Desde 2015, após a enchente, essa via sofreu muito com o desgaste do asfalto, provocado pelos caminhões pesados e, obviamente, com o excesso de chuvas que tivemos por dois anos seguidos. A Avenida precisa de uma recuperação, que iniciamos neste ano. Nossa intenção é de que, até a metade do próximo ano, essa rua esteja totalmente recapeada”, aponta Kothe.

O projeto foi dividido em cinco trechos. A recuperação está sendo feita com recursos próprios. Nessa primeira etapa, a projeção de custos é de R$ 105 mil. “Temos um orçamento global, para fazer toda a recuperação, de em torno de R$ 530 mil”, explica o chefe do executivo.

Daniel conclama à comunidade, especialmente àqueles que têm terrenos ao longo da Avenida Brasil, para que se engajem na recuperação e embelezamento da via, fazendo as calçadas. “Há muitos trechos de calçadas que estão danificadas ou até mesmo lugares onde não há mais calçadas. Hoje, existe um projeto padrão, elaborado pelo setor de engenharia da nossa prefeitura, e gostaríamos que as pessoas fizessem essa recuperação de acordo com esse projeto técnico”, completa Kothe.

Para tanto, a prefeitura auxilia com a retirada da calçada velha e faz a colocação do pó de brita, totalmente gratuitos. O proprietário apenas paga o paver e a mão de obra de colocação. “Isso é extremamente importante e significa investir no bem-estar da nossa comunidade. Temos hoje, mais de mil idosos, acima de sessenta anos, residentes no município e todos sabem a importância que tem uma boa calçada para podermos andar. Além disso, temos muitos cadeirantes, além de outras pessoas que têm algum problema de deslocamento e tudo isso melhora se existe uma calçada boa e bem segura”, aduz Kothe.

O Secretário de Infraestrutura Flávio Hübner, por sua vez, destaca que várias outras obras de importância foram realizadas no perímetro urbano. “Fizemos um planejamento no início do ano e estamos cumprindo-o integralmente”, afirma.

Obras como a Rua Alvorada, que recebeu uma tubulação de mais de 800 metros, além de melhorias realizadas na Rua Iguaçu e Padre Antônio Vieira são bons exemplos. Agora, a Secretaria deu início à revitalização da Avenida Brasil, dentro do que propõe o Programa Cidade da Gente. “Esse primeiro trecho é uma amostra do que vamos concluir no próximo ano”, conclui Flávio.