Programa Rebanho Forte já está em andamento no município

A Secretaria de Agricultura de Saudades deu início, neste ano, ao Programa Rebanho Forte, que visa erradicar a Brucelose e a Tuberculose das propriedades do município, tornando-as certificadas como livre destas zoonoses.

Conforme destaca o Secretário João Brancher, o Programa consiste no subsídio financeiro para a realização de exames quanto a estas doenças, tanto para quem já tinha o certificado e quer renová-lo, quanto para quem realizar o mesmo pela primeira vez. “O valor subsidiado é de 3 UFRM, que dá em torno de R$ 9,00 por cabeça de gado. Estamos já fazendo o pagamento aos agricultores, bastando trazer ou o certificado ou a nota”, frisa.

Para participar do Programa Rebanho Forte, basta o agricultor se dirigir à Secretaria de Agricultura com a nota fiscal dos exames ou o certificado do primeiro exame. Em torno de 15 dias, é feito o pagamento.

Neste ano, a Secretaria estará efetuando os pagamentos até o dia 17 de dezembro. Depois dessa data, o reembolso ao produtor deve ser feito somente em 2018, devido ao fechamento financeiro das contas da prefeitura.

Sobre o Programa

O Programa Municipal de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Bovina (Programa Rebanho Forte), está sendo instituído pela Administração Municipal, por meio da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente e Secretaria da Saúde.

O Programa visa incentivar os produtores a realizarem exames de Tuberculose e Brucelose em seu rebanho, a fim de controle e erradicação das referidas doenças em suas propriedades.

Ainda, o Programa tem o objetivo de diminuir o impacto negativo dessas doenças que acometem bovinos, estas que são doenças de importância na saúde pública, pois sendo zoonoses, podem ser transmitidas aos seres humanos, além de promover a competitividade da pecuária municipal.

Objetivo Geral

O Programa tem por objetivo geral subsidiar os exames/diagnóstico para certificação das propriedades como livres de Brucelose e Tuberculose.

Objetivos Específicos

Baixar a prevalência de Brucelose e Tuberculose, visando à erradicação destas doenças no município de Saudades;

Abranger um número significativo de propriedades certificadas como livres de Brucelose e Tuberculose;

Proporcionar mais segurança ao produtor, prevenindo prejuízos e comprometimento da renda familiar;

Proporcionar qualidade de vida às famílias que trabalham na atividade.

Casos de Brucelose

Nos anos de 2016 e 2017, com base em dados fornecidos pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC), foram registrados um total de 17 propriedades com focos de Brucelose e Tuberculose no município.

Em Saudades, nos últimos dois anos, foram em torno 200 pessoas monitoradas com suspeita de Brucelose e 07 pessoas acompanhadas e identificadas com a doença.

Como participar do Programa Rebanho Forte

Para aderir ao Programa, o agricultor deve:

– Requerer uma autorização junto à Secretaria de agricultura para a realização dos exames;

– Solicitar à CIDASC o requerimento de certificação de propriedade;

– Agendar com Médico Veterinário habilitado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e credenciado pela CIDASC a realização dos exames subsidiados pelo programa.

O produtor que realizar os exames de Brucelose e Tuberculose no seu rebanho receberá um auxílio financeiro de 3 UFRM por exame realizado.

O pagamento do auxílio nos exames será realizado mediante a apresentação de nota fiscal em nome do beneficiário e laudo dos exames emitido pelo profissional habilitado.