Definido o calendário letivo para 2018

Aconteceu na tarde de quarta-feira (06), na sala de reuniões da prefeitura, o encontro para definição do calendário letivo escolar para o ano de 2018, para a rede municipal de ensino de Saudades.

Estiveram presentes o prefeito Daniel Kothe, Secretário de Educação Alison Ivonei Hoss, Diretora da Educação Eliamar Corradi, Diretora da EMEF Claudete Jahnel, vereador Elizeu Kreutz, diretoras e representantes das escolas estaduais e municipais, membros das Associações de Pais e Professores (APP’s), membros do Conselho Municipal de Educação, representantes de algumas empresas do município e comunidade em geral.

Conforme o Secretário Alison, essa é uma inovação na forma de planejamento e organização do calendário escolar. “O objetivo foi apresentar e discutir alguns pontos mais controversos do calendário, principalmente a questão de feriados ou paradas escolares. Foi uma reunião bastante produtiva, onde tivemos uma participação significativa de representantes de todos os segmentos”, aduziu.

O calendário deverá ser disponibilizado na próxima semana, bem como será enviado a todas as famílias das crianças que frequentam a rede municipal de ensino, nos próximos dias. “Esse calendário vai valer tanto para os Centros de Educação Infantil quanto para a Escola Municipal de Ensino Fundamental. Além disso, será adaptado, em alguns pontos, com o calendário escolar do estado”, completou Alison.

De acordo com o prefeito Daniel Kothe, o ajuste foi feito em conjunto e definiu algumas datas onde não haverá aulas em 2018. Haverá um feriadão no Carnaval, na segunda e na terça-feira (12 e 13 de fevereiro) e ponto facultativo apenas da educação no dia 15 de outubro, em virtude do Dia do Professor. Nos demais dias, haverá apenas o feriado, não havendo a realização de feriadões.

“É muito importante frisar que esse calendário foi fruto de um entendimento entre presidentes de APP’s, empresas, representantes do Conselho Municipal da Educação e poder público, onde chegamos num consenso”, frisou o prefeito Daniel.

A intenção do governo, nas palavras do gestor municipal, é manter o diálogo, pois é importante que todos os trabalhadores – tanto da esfera pública quanto da esfera privada – estejam em harmonia, já que uns dependem dos outros. “Nós, como serviço público, dependemos dos impostos gerados pelos trabalhadores, pelas empresas e pela agricultura e, da mesma forma, esses segmentos dependem de um serviço público de qualidade e dentro das necessidades que as pessoas têm. Essa é a harmonia que queremos produzir coletivamente”, completou Kothe, agradecendo às partes envolvidas no debate.