Voleibol Saudadense é campeão Sul-Americano invicto em Cochabamba

No período de 03 a 09 de dezembro, a categoria Mirim do Voleibol Saudadense esteve na cidade de Cochabamba na Bolívia, participando do Campeonato Sul-Americano Escolar, em sua edição 2017.

Neste evento que abrangeu toda a América do Sul, participaram 8 equipes que assim representaram seus respectivos países, sendo eles distribuídos em duas chaves que ficaram assim compostas: Chave A – Bolívia, Argentina, Chile e Brasil; e Chave B –  Colômbia, Paraguai, Peru e Uruguai.

Assim, as meninas do Vale da Hospitalidade, representando o Brasil, tiveram seu primeiro jogo frente à equipe da Argentina, confronto este que acabaram vencendo por 3 sets a 0, no dia 05 de dezembro. O segundo jogo da equipe Saudadense foi frente o Chile, no dia 06, em que as meninas do oeste catarinense conquistaram a 2ª vitória, vencendo o clássico por 3 sets a 1.

Após isso, valendo a 1ª colocação da chave A, Saudades – Brasil enfrentou a equipe da casa – Bolívia, no dia 07 e por meio do jogo mais equilibrado até o momento, mesmo com o ginásio lotado, a equipe Boliviana não conseguiu segurar as meninas saudadenses que venceram o confronto por 3 sets a 2, em que o tiebraik ou set decisivo foi de 15 – 13, ou seja, apenas dois pontos de diferença.

As semifinais do Campeonato-Sul Americano foram realizadas no dia 08 de dezembro, entre as equipes de Bolívia e Colômbia, confronto este que a equipe Boliviana acabou vencendo o jogo, classificando-se para a final, e entre a equipe do Brasil e Peru, clássico este que as meninas saudadenses acabaram vencendo pelo placar de 3 sets a 0, classificando-se assim também para a decisão do evento frente mais uma vez à equipe da casa e todo poderio e estímulo do seu torcedor.

Valendo o bronze, a equipe do Peru acabou vencendo a Colômbia por 3 sets a 2, no dia 09; e valendo o ouro da América do Sul, enfrentaram-se novamente as equipes Saudades – Brasil e Bolívia, com transmissão ao vivo da TV Boliviana, que registrou eficientemente e com muita qualidade todas as emoções deste grande clássico.

O primeiro set, as meninas saudadenses venceram por 27 – 25 e no segundo, a Bolívia, empurrada pelo seu torcedor, que mais uma vez lotou o ginásio, venceu por 25 a 23, empatando o jogo até então. A partir daí, as meninas do Brasil jogaram praticamente todo tempo com o placar à frente, vencendo o terceiro set por 25 – 14 e o quarto por 25 – 12, conquistando com muita emoção o título inédito para Saudades de Campeão Sul-Americano invicto.

“É muito emocionante poder relatar tudo isso, pois representar a Escola de Educação Básica Rodrigues Alves em que nós, professores, estudamos quando éramos crianças, representar também nossa ADR de Maravilha, nosso Estado de Santa Catarina e o Brasil, podendo coroar todos com um lindo e enorme troféu e uma medalha de ouro que foi recebida no lugar mais alto do pódio da América do Sul, passa a ser algo inexplicável e que faz sem dúvida transbordar lágrimas de emoção em todos nós. No momento, não vamos citar ninguém individualmente para não se estender demais, porém, nos resta agradecer de coração, a todas as pessoas envolvidas nesta trajetória dourada e, em especial, as nossas queridas atletas que tanto se empenharam para alcançar este marco histórico”, afirmam os professores saudadenses Caroline Hister, Darcí Rauber, Rodrigo Bilibio e Marcio Rauber.