Equipe da Secretaria de Saúde participou de capacitação sobre Brucelose

Na semana passada, uma equipe composta por enfermeiras e pelo médico José Cléo, da Secretaria de Saúde de Saudades, esteve participando em Maravilha de um encontro de capacitação sobre a Brucelose.

De acordo com a enfermeira Fabiane Lasch, o intuito da capacitação foi orientar os municípios que fazem parte da Amerios para construir um protocolo de atendimento, nos casos da doença. “Neste dia, buscamos recomendações, além de haver palestras com uma médica especializada no assunto, com o intuito de melhor atender os casos de pessoas contaminadas com a Brucelose”, pontua.

Fabiane destaca que o diagnóstico da doença em humanos vem aumentando a cada ano. “Tínhamos, até então, a Brucelose somente em animais. Agora, estamos tendo casos positivos em humanos. Por isso, a Secretaria da Saúde se preocupa e os profissionais foram buscar essas orientações e aprender um pouco mais para poder trabalhar e, principalmente, realizarmos a prevenção”, completa a enfermeira.

Preocupadas com isso, as Secretarias da Saúde e da Agricultura lançaram, neste ano, o Programa Rebanho Forte, que tem o objetivo de diminuir o impacto negativo da Brucelose e da Tuberculose, doenças que acometem bovinos, e que têm grande importância na saúde pública, pois sendo zoonoses, podem ser transmitidas aos seres humanos.

Para 2018, deverá acontecer um extenso roteiro de visitas nas comunidades, para tratar sobre o assunto e explicar o funcionamento do programa.