Vigilância Sanitária confirma 18 focos do Aedes aegypti no município

A Secretaria da Saúde, por meio do Setor de Vigilância Sanitária, inicia o ano de 2018 com preocupação, em relação ao grande número de focos do mosquito Aedes aegypti encontrados no perímetro urbano de Saudades.

De acordo com a Fiscal da Vigilância Sanitária e coordenadora do programa de combate à Dengue, Varnise Kipper, até o momento, 18 focos do mosquito foram confirmados, só neste ano. Com exceção do Bairro Boa Vista, todos os outros bairros e centro da cidade encontram-se infestados.

“O Aedes aegypti transmite a Dengue, a Febre Chikungunya, o Zika Vírus e a Febre Amarela. Então, estamos com equipes espalhadas por toda a cidade, fazendo vistorias nas residências e também o tratamento de cisternas. Por isso, pedimos a ajuda de toda a população, para que recebam bem a equipe e sigam suas orientações”, explica Varnise.

Para combater o mosquito, a melhor ação é eliminar todo e qualquer local que acumule água. Além disso, a Secretaria de Saúde está lançando um folder, com diversas orientações à população; o material será distribuído à comunidade.

Dedetização das bocas de lobo

Nos dias 21, 22 e 23 de fevereiro, pela parte da noite, uma empresa especializada estará realizando a dedetização de todas as bocas de lobo na cidade. “Pedimos às pessoas que tiverem interesse em dedetizar suas casas ou estabelecimentos, para que entrem em contato com alguma empresa; porém, isso será por conta de cada proprietário, ou seja, particular”, esclarece Varnise.

Além disso, será feita a fumigação nas ruas do centro da cidade, uma vez que este é um dos pontos mais infestados pelo Aedes aegypti.

Felizmente, não se registram no município casos de pessoas com suspeita de Dengue ou outras doenças transmitidas pelo mosquito; mas há uma incidência muito grande do vetor, o que preocupa a área da saúde. “Se aparecer um doente, pode haver uma epidemia. Esperamos que isso não aconteça. A melhor forma de eliminar o mosquito é evitando água parada e, para isso, pedimos a ajuda de toda a população, ao mesmo tempo que nos colocamos à disposição”, conclui Varnise.