Propriedades saudadenses investem em melhorias e apostam na sucessão familiar

Na manhã da quarta-feira (21), o Secretário de Agricultura de Saudades João Brancher e o Técnico em Agropecuária Mauro Sehnem estiveram visitando as propriedades de Tiago Kreutz, na Linha Santo Antão e Milton Kerbes, na Linha Santa Catarina.

O intuito foi acompanhar os investimentos que estão sendo realizados em ambas as propriedades, sendo que a família Kreutz está expandindo a produção no setor suinícola, enquanto a família Kerbes busca melhorar a atividade leiteira.

Sucessão familiar: o grande motivador para ampliar a atividade

Na propriedade de Tiago Kreutz, a família trabalha com o sistema de crechário para suínos, ou seja, recebe os leitões recém-desmamados, aloja-os por um período de 60 dias, quando seguem então para a terminação.

Tiago já conta com um galpão para a atividade, totalmente climatizado e automatizado. Hoje, a produção é de 3000 animais/lote; com a conclusão do novo galpão, que está em fase de construção, a perspectiva será de dobrar esse número. “São feitos 6 lotes por ano, quando os animais são entregues para seguirem à terminação”, esclarece.

A família calcula um investimento de mais de R$ 1 milhão, com recursos próprios e oriundos de financiamento; porém, nas palavras de Tiago, todos os cálculos foram feitos, como capacidade de endividamento e pagamento, a fim de que a atividade seja de fato rentável.

Segundo Tiago, o que pesou na decisão em ampliar a produção foi a sucessão familiar, uma vez que seu filho, nos próximos dias, deve retornar à propriedade, para tocar o empreendimento. “Eu nunca tive vontade ou interesse de vender tudo e morar na cidade. E a Cooperitaipu tem dado também um apoio muito grande nesse campo da sucessão familiar. Nós vamos fazer a sucessão na propriedade, sempre com muito respeito ao meio ambiente”, completa Kreutz.

Com a atividade principal centrada na suinocultura, a propriedade da família, de 15 hectares, destina uma terça parte da área para a agricultura, cerca de um hectare em construções e o restante está preservado. A busca de renda também é citada por Tiago como fator que “pesou” na hora de tomar a decisão e investir na atividade.

“Vamos sempre procurar desempenhar a atividade com as melhores tecnologias possíveis, para termos um bom desempenho dos animais, o que vai beneficiar o terminador que vai pegar o leitão e que faz a engorda na sua propriedade”, completa Tiago.

Família Kerbes: há 15 anos na atividade leiteira

Já na propriedade da família Kerbes, a atividade principal é a bovinocultura leiteira. Hoje, a média mensal de produção é de 27 mil litros. A propriedade tem 40 hectares. Como a mão de obra é escassa, Milton está buscando melhorar a genética do plantel, como forma alternativa de aumentar a produção com menos dispêndio de trabalho.

Milton destaca que foram adquiridos alguns animais oriundos do município de Lages, com alto potencial genético; porém, a família decidiu optar por trabalhar com animais próprios.

“Estamos trabalhando com melhoramento a partir de um animal nosso, que foi selecionado pelo DNA, onde foi feita uma análise nos Estados Unidos. É um programa da Aurora, em parceria com algumas empresas que vendem sêmen e, a partir disso, é feita uma ‘limpeza’ dos animais, como doenças reprodutivas recessivas, eliminando isso e, em contrapartida, melhorando a genética para a produção leiteira”, aponta.

Há 30 anos morando na Linha Santa Catarina, a família Kerbes optou em produzir leite nos últimos 15 anos. “Hoje a atividade não está tão lucrativa como foi uma época atrás, mas nos contentamos pelos investimentos, pois os resultados já estão aparecendo”, comemora Milton.

Porém, a sucessão preocupa o produtor. Hoje, seu filho caçula ajuda na propriedade; entretanto, Milton aponta que a escolha do jovem em permanecer na atividade ou buscar um emprego não terá a interferência da família. “Ele está estudando, pois essa é a prioridade e, nas horas que ele pode, ajuda. Estamos vendo a questão da sucessão, uma vez que gostaríamos que alguém ajudasse, mas também deixando a liberdade de opção”, conclui Milton.

Incentivos da municipalidade

Na avaliação do Secretário João Brancher, a iniciativa empreendedora dos agricultores é marcante no município. Da mesma forma, a Administração Municipal busca incentivar a permanência das famílias na atividade, fomentando a melhoria da renda e da qualidade de vida no meio rural.

“Deixamos a Secretaria à disposição dos agricultores, com os incentivos que temos, como o auxílio terraplenagem e também o Programa de Melhoramento Genético Bovino”, exemplifica Brancher. Além disso, a pasta oferece outros incentivos, a partir de um planejamento que contemple o maior número possível de famílias e dentro da legalidade.

No auxílio terraplenagem, o valor subsidiado é de R$ 3,60 por metro quadrado de construção ou R$ 1,10 por metro cúbico, no caso de cisternas ou esterqueiras; já para exames bovinos, a Secretaria subsidia com R$ 9,27 por cabeça. “Destacamos, além disso, a importância do apoio que estes agricultores têm por parte da cooperativa, que com certeza incentiva-os a permanecer em suas atividades e agregar mais renda às suas propriedades”, finaliza João.