Marilise Warmling assume a presidência do COMDIM

Foi realizada na noite da sexta-feira (24), nas dependências do CRAS de Saudades, a reunião para instalação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CONDIM), oportunidade em que também foi eleita a primeira diretoria do órgão.

Fizeram-se presentes, a primeira-dama Liane Vitali Kothe, vereadora Marilise Warmling, Secretário de Assistência Social Diego Zafari, equipe da secretaria, representantes dos clubes de serviço do município e comunidade em geral.

O COMDIM foi criado pela Lei Municipal n. 2.233/15 e implantado neste ano. A primeira diretoria ficou assim constituída:

– Presidente: Marilise Warmling;

– Vice-presidente: Solange Schuh;

– 1ª secretária: Sueli Kunz;

– 2ª secretária: Ana Cláudia Bohn.

De acordo com o Secretário Diego Zafari, havia uma demanda pela criação deste conselho. “A principal finalidade é ser um órgão consultivo e deliberativo, onde fazem parte do conselho tanto mulheres envolvidas no poder público quanto mulheres da sociedade civil organizada. É um momento marcante para a nossa sociedade, principalmente, às nossas mulheres, que buscam cada vez mais seus direitos, pois ainda nos deparamos com situações que segregam os gêneros. Precisamos quebrar esses tabus e, com certeza, isso será feito com políticas públicas voltadas às nossas mulheres”, disse.

A diretoria eleita tem mandato de dois anos. A indicação para criação do conselho foi feita pela vereadora Marilise Warmling. As reuniões do COMDIM se darão a cada dois meses.

Conforme Marilise, o órgão abordará temas de relevância à mulher. “Não conhecemos muito a realidade das mulheres, pois não temos dados precisos. Sabemos que, na grande região oeste, nos falta, por exemplo, uma Delegacia da Mulher, mas ao mesmo tempo, não temos estatísticas que comprovem e justifiquem essa criação, pois muitas mulheres não fazem, no caso de violência, denúncias. Então, esses casos acabam ficando ocultos”, afirma.

Além disso, o conselho deverá abordar outros temas, como a questão da inserção política, a fim de se fomentar uma maior participação das mulheres. “Esse conselho vai ser um viés entre uma comunicação da realidade das mulheres, para que a gente, também enquanto poder público, possa estar conhecendo e buscando políticas públicas que venham atender essas necessidades e que, então, possamos estar, com mais conhecimento, compreendendo e trabalhando as dificuldades que as mulheres vivenciam no seu dia a dia”, conclui Marilise.