Secretaria da Saúde de Saudades viabiliza 35 cirurgias para munícipes saudadenses

No último final de semana, no sábado e domingo (14 e 15), a Secretaria da Saúde proporcionou 35 cirurgias a munícipes de Saudades.

De acordo com o Secretário José Ricardo Ternus, no sábado, foram transportados 18 pacientes e no domingo mais 11 até a cidade de Iporã do Oeste, onde foram realizadas cirurgias de catarata e pterígio. Já no Hospital de Saudades, foram feitos 06 procedimentos cirúrgicos de joelhos.

“Foi um final de semana cheio e quase conseguimos zerar a fila de espera de pacientes que precisavam fazer cirurgias de cataratas. As cirurgias são de média complexidade, ou seja, seriam obrigação do estado, mas se o município não participar, essa fila vai parar no tempo”, resume Zé Ricardo.

O Secretário aponta ainda que o trabalho está sendo feito dentro de um planejamento, o qual prioriza o uso racional dos recursos municipais para investir em saúde da população. Sobre as cirurgias feitas no próprio hospital do município, Zé Ricardo afirma que este é também um investimento estratégico e que fomenta a manutenção das atividades da casa de saúde, além de trazer menos transtornos aos pacientes.

“O paciente tem atendimento de qualidade perto de casa, sem precisar se deslocar a outros centros, com um bom profissional e este está sendo um programa bem satisfatório. As filas sempre haverão e nossa preocupação é achar o melhor caminho, mais barato, para fazermos mais, e que tenha solução, o que é a prioridade número um da secretaria. Precisamos de um atendimento que dê resolutividade aos problemas da comunidade”, conclui o Secretário Zé Ricardo.