Obras públicas e privadas movimentam o município

A Administração de Saudades acompanha de perto um conjunto de obras que vêm sendo realizadas nos últimos meses, principalmente, no perímetro urbano do município, sejam elas da esfera pública, sejam da esfera privada.

Na parte pública, destaca-se a conclusão da Avenida Independência, pavimentada em sua totalidade. “Estamos agora efetuando a pintura da pista. Após feito isso, há ainda a colocação de meios-fios em alguns pontos. É uma obra extremamente importante para os moradores e para o município”, comenta o prefeito Daniel Kothe.

Outra obra que segue para a conclusão é a revitalização da Avenida Brasil. Nos próximos dias, deve ser terminada a pintura da mesma. Serão pintadas as faixas de pedestre, a divisão do eixo da pista e os espaços para estacionamento. “Esta obra deverá também ser concluída nesta semana”, acredita Kothe.

Já na Avenida Quintino Bocaiuva, a Secretaria de Infraestrutura vem trabalhando na colocação de tubos, uma vez que o trecho que vai do CRAS até a Rua Alvorada também será asfaltado. O que chama a atenção, neste local, é que não havia tubulação para escoamento das águas da chuva. “Inclusive, havia uma desconfiança de que a tubulação não havia sido colocada porque havia rochas, mas até agora não encontramos nem pedras. Realmente, era uma época onde se faziam essas obras sem a preocupação em trabalhar com tubulação. Porém, a necessidade é grande e, inclusive, havia muita reclamação por parte dos moradores de que quando havia chuvas mais fortes, registravam-se transtornos”, frisa o chefe do executivo.

A previsão é de que o asfaltamento desta via aconteça no mês de junho. Os recursos para a obra são oriundos de emenda parlamentar do Deputado Federal Pedro Uczai.

Também, a Secretaria de Infraestrutura trabalha na preparação da base do acesso à escola nova e no pátio da obra. Nesta semana, deverá ser iniciada a colocação da base em pedra britada (rachões). Posteriormente, este acesso também será asfaltado, com recursos próprios da municipalidade. A expectativa é de que a obra da escola seja concluída ainda no primeiro semestre e as aulas iniciem logo após as férias.

Na esfera privada, o prefeito Daniel Kothe destaca as obras da empresa Finestra, que seguem num ritmo acelerado. “Estamos fazendo o trabalho que cabe à municipalidade com a maior rapidez possível e tentando causar o menor transtorno possível. Com certeza, será uma obra que, quando concluída, vai ser um cartão postal na entrada da nossa cidade”, acredita.

Outro investimento importante vem sendo feito pela empresa Dass, que está ampliando suas instalações. “A obra já está bem adiantada. O município não tem uma participação direta, mas, dentro do possível, apoiamos essa inciativa, porque vai gerar mais empregos para o nosso município e vai movimentar a nossa economia”, completa Daniel.

Na avaliação do prefeito, o conjunto das obras que vêm sendo realizadas contempla diversas áreas – infraestrutura, educação, geração de emprego e renda – trazendo qualidade de vida e renda à população. “Acredito que tudo isso vem para engrandecer ainda mais o município de Saudades”, finaliza Kothe.