PPP realiza encontro com gestantes

A Administração de Saudades, por meio do Programa Primeiros Passos, realizou na noite da quarta-feira (20), no Centro de Convivência dos Idosos, mais um encontro para as gestantes do município.

O evento teve a participação do prefeito Daniel Kothe, primeira-dama e coordenadora do Programa Liane Vitali Kothe, vice-prefeito Osmar Prestes, secretários Alison Ivonei Hoss (Educação), Diego Zafari (Assistência Social) e José Ricardo Ternus (Saúde), Diretora da Educação Eliamar Corradi, além de colaboradores das pastas envolvidas e 35 gestantes saudadenses, acompanhadas de seus familiares.

O curso teve por objetivo repassar informações sobre a gestação e também os primeiros cuidados com os bebês. A psicóloga Laidy Kroth abordou em sua palestra o tema “O envolvimento paterno na gestação”. Já a enfermeira Liamara Schmatz Hoffmann repassou informações sobre higiene, amamentação e outros cuidados com o recém-nascido.

A primeira-dama Liane destaca que este curso está dentro das principais metas do Programa Primeiros Passos, que vai desde o acompanhamento às gestantes até o atendimento das crianças até os 10 anos de idade. “Nesta fase, o município se compromete, principalmente, com o atendimento ginecológico e obstetrício no Posto de Saúde e também com os exames de ultrassonografia de forma gratuita”, ponderou.

Após o nascimento, além de todo o acompanhamento que é feito de praxe, há o atendimento por parte de pediatra, contratada pelo município. “Isso é extremamente importante para aqueles momentos que o bebê fica doente e necessitamos de um atendimento profissional”, resumiu a primeira-dama.

Outra principal meta do PPP é o déficit zero de vagas na educação infantil. “Sabemos que Saudades é um município que vem crescendo e também tem empresas muito consolidadas, o que é extremamente importante num período de crise, pois continuamos com pleno emprego, com empresários investindo na nossa cidade. Isso significa geração de emprego e renda e nós, enquanto administração pública, temos que fazer nossa parte, que é investir principalmente na questão da saúde e da educação, a fim de atender aquelas mães inseridas no mercado de trabalho”, frisou Liane.

Em 2013, quando o Primeiros Passos foi lançado, as demandas principais eram a questão da saúde e do atendimento integral às crianças; hoje, as demandas principais são em relação à melhoria das infraestruturas existentes. Por isso, a administração municipal está concluindo a escola nova, no Loteamento Vitória e também estará ampliando, nos próximos meses, o CEI Aquarela, com a construção de mais 3 salas.

Além disso, em 2018, foram implantadas duas novas ações dentro do PPP – o Projeto Aprendendo com Música e a Contação de Histórias. “São formas lúdicas de ensinar, onde todos os Centros de Educação Infantil têm uma hora por semana de aula de música e também um momento para a contação de histórias. São metodologias divertidas e que estão tendo um bom resultado”, aduziu Liane.

O objetivo é aperfeiçoar cada vez mais o Programa Primeiros Passos, seja melhorando a infraestrutura física, seja qualificando os profissionais, seja aprimorando o atendimento ou ainda implantando novidades. “Queremos deixar nosso abraço a todas as gestantes e desejamos que todas tenham muita saúde. Que esta criança que cada uma está gerando traga para a sua família muita alegria. Um filho é a oportunidade que temos de nos tornarmos pessoas melhores, pois se quisermos que eles sejam melhores, é preciso dar bons exemplos”, completa Liane.

O prefeito Daniel Kothe, que também deixou sua mensagem na noite, parabenizou as futuras mamães e papais e agradeceu a participação de todos. “O progresso de uma cidade acontece se há pessoas felizes vivendo dentro do município. Não adianta só crescer a economia, melhorar a infraestrutura, se as pessoas não se sentem bem dentro do espaço onde vivem. Para nós, é uma esperança a chegada de novos munícipes e tratamos isso com bastante carinho. A parte do município, cuidando da saúde e das creches, não vai faltar. Porém, é preciso também do apoio dos governos federal e estadual para que posamos fazer todo o serviço como a população merece. Saudades tem investimentos no desenvolvimento econômico, tem cuidado com a sua gente e é importante que cada vez mais nos demos as mãos para podermos avançar”, conclui o chefe do executivo.