Auditor de Controle Interno de Saudades profere palestra em congresso da Fecam

Por indicação do Colegiado de Contadores, Secretários de Fazenda e Controladores Internos da Associação dos Municípios do Entre Rios (Amerios) e a convite da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), o Auditor do Controle Interno do município de Saudades Elói Hoss apresentou, no 14º Congresso Estadual da Fecam, realizado entre os dias 20 a 22 de agosto, na cidade de Bombinhas, o Case de Sucesso: Incremento da Receita Própria e Reforma Tributária de Saudades-SC.

O Assunto despertou muito interesse dos participantes do Congresso, por ser uma apresentação de uma sequência de ações práticas realizadas nos últimos 5 anos e que propiciaram um crescimento da Receita Própria do Município entre IPTU, ITBI, ISS, Taxas e outros tributos, em percentual acima de 125%, sem onerar a sociedade, apenas aplicando os princípios da universalidade, que é cobrar de todos, e da justiça tributária, que é tributar o justo e nem mais nem menos. “Para alcançar este objetivo, faz-se necessário um trabalho harmônico entre fiscais de tributos, Secretário da Fazenda, Chefe do Executivo, Contabilidade, Controle Interno e Câmara de Vereadores”, acredita Hoss.

O resultado disso é que Saudades passou a atingir um nível de gestão pública denominado de Saúde Fiscal.

“Era para ser uma apresentação de meia hora mas, como o próprio painelista-coordenador, Sr. Rui Braun da Fecam interrompia e abria espaço para perguntas, acabou se transformando em uma das Palestras que mais despertou interesse dos congressistas”, finaliza Elói.