Programa Caminhos do Campo viabiliza melhorias nas estradas da Linha Jaboticaba

Nesta semana, desde a segunda-feira (29), a Secretaria de Infraestrutura de Saudades esteve na Linha Jaboticaba, executando diversos serviços de alargamento e melhorias das vias locais.

Os serviços contaram com a abertura das estradas, com o novo trator de esteiras entregue na semana passada, bem como detonação de rochas, colocação de tubos, abertura de sarjetas, cascalhamento e compactação das vias.

Acompanharam os trabalhos o prefeito Daniel Kothe, vice-prefeito Osmar Prestes (Sadan), Secretário de Infraestrutura Flávio Hübner, Secretário de Agricultura João Brancher e vereador Osmundo Schuh. Todas as ações executadas fazem parte do Programa Caminhos do Campo, que prevê uma série de melhorias na infraestrutura viária rural do município.

Conforme o Secretário Flávio Hübner, com o tempo colaborando, a tendência é intensificar os trabalhos. “Adquirimos essa nova máquina [trator de esteiras] com o objetivo de fazer esse tipo de serviço, que consiste em alargamentos e melhorias diversas nas nossas estradas”, pontuou.

Hübner destaca que a estrada geral, que dá acesso à comunidade, estava em condições não tão boas de trafegabilidade, sendo que sua melhoria era uma reivindicação dos moradores locais. “Queremos fazer com que realmente a comunidade de Linha Jaboticaba também tenha uma estrada melhor, pois esta é uma via muito utilizada e que estava em condições precárias, com inúmeros problemas de laje e tubulação. Estamos tentando resolvê-los e estamos animados com o trabalho. Esperamos que o tempo nos dê uma trégua para intensificar ainda mais as ações”, completou o Secretário.

O prefeito Daniel Kothe reforça que este era um trajeto bastante problemático e, por isso, a administração está focada na melhoria, inclusive, com detonação de rochas e alargamento da estrada. Além disso, o gestor lembra que o patrolamento está sendo realizado – nesta semana, nas comunidades de Jacutinga Alta e Baixa e Santo Afonso. “Devemos seguir nos próximos dias para a Linha Santa Terezinha, pois há vários melhoramentos a serem feitos lá. Tudo isso está dentro da programação do Caminhos do Campo”, aduziu.

A preocupação da administração é recuperar os principais pontos danificados com as fortes chuvas ocorridas no mês de outubro, que dificultaram a trafegabilidade em algumas vias. “Estamos fazendo o que é possível, recuperando as estradas dentro da nossa possibilidade. Peço a compreensão da nossa comunidade. Temos uma estrutura grande e uma boa equipe. No entanto, como houve diversos problemas e continua chovendo bastante, estamos tendo poucos dias para trabalhar, mas não vamos deixar ninguém para trás”, ponderou Kothe.

Britador novo deve funcionar nas próximas semanas

A Administração Municipal e a Secretaria de Infraestrutura estão realizando também os trabalhos estruturais para a instalação do novo britador fixo, adquirido via financiamento junto ao Badesc.

Graças à capacidade gerencial e competência no trato com o dinheiro público, a gestão Daniel e Sadan conseguiu financiar, junto ao banco catarinense, mais de R$ 1,3 milhões, aplicados na compra de um trator de esteiras, um britador móvel e um caminhão prancha. Cabe, ainda, destacar, que o financiamento será pago ainda pela atual administração.

O trator de esteiras já está em uso; o caminhão prancha deve chegar nos próximos dias; e a expectativa é de que o britador também já inicie a produção nas próximas semanas, assim que concluída a estrutura de suporte da máquina e a rede de energia.

De acordo com o prefeito Daniel Kothe, com mais um britador, a meta é produzir uma grande quantidade de material a fim de atender às demandas do DMER. “Vai ser uma grande revolução em termos de serviços de britagem das nossas estradas. Vamos ter realmente uma usina de britagem com uma capacidade bem maior do que temos hoje de produzir material, o que vai nos ajudar bastante na melhoria das nossas vias rurais”, concluiu o chefe do executivo saudadense.