4º encontro sobre Sucessão Familiar é realizado pela CFR

Na manhã de quinta-feira (01), a Casa Familiar Rural de Saudades realizou o 4º encontro do Projeto Sucessão Familiar na Propriedade, tendo como local o salão da Linha Taipas.

O evento teve a presença do prefeito Daniel Kothe, do presidente da Associação da CFR João Schmatz, secretários João Bracher (Agricultura) e Alison Ivonei Hoss (Educação), vereadores Alécio Jahnke e Osmundo Schuh, coordenadora da CFR Sandra Schuh, além de professores da instituição, pais, alunos e ex-alunos. Também estiveram prestigiando o encontro os representantes das empresas apoiadoras do projeto: Ceraçá, Cooperitaipu e Sicredi.

Abrindo os trabalhos, o Secretário de Educação e presidente da Arcafar – SC Alison Ivonei Hoss falou sobre sua viagem à França e ao Senegal; na sequência, os empreendedores rurais Arcelo Assmann e seu filho Cássio fizeram um relato de experiência sobre o projeto profissional de vida do jovem e de sucessão familiar na propriedade; por fim, o palestrante Wilson Schimdt, professor titular do Departamento de Educação do Campo e da Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Santa Catarina abordou em sua fala o tema “Transformar a sucessão nas propriedades para manter vivas nossas comunidades rurais”.

Conforme o Secretário Alison, o encontro foi uma oportunidade grande para trocar experiências. “O professor Wilson, que foi o palestrante da manhã, trouxe alguns desafios de extrema importância, que estão colocados principalmente na questão da sucessão das propriedades e da formação e qualificação aos filhos dos agricultores”, disse.

Ainda nas palavras de Hoss, é importante que a Secretaria da Educação esteja presente e fomente estes eventos, ampliando a parceria entre CFR e município. “Isso trará uma melhor qualificação profissional, algo que é necessário nos dias de hoje, junto com a conversa e a melhoria nas relações nas famílias. Foi com certeza um momento ímpar e levamos muitas informações importantes que vão fazer a diferença na vida da nossa comunidade”, completou.

O prefeito Daniel Kothe, por sua vez, destacou a importância da atuação da Casa Familiar Rural, com a discussão do tema da sucessão. “A agricultura familiar, no decorrer da história, tem um papel importante, no que diz respeito à produção de alimentos para a própria subsistência e também para a comercialização, que tem ganhado força nos últimos anos. Mas, também, precisamos nos preocupar com as pessoas que estão na agricultura, pois, embora alguns teóricos digam que dá pra produzir comida e fazer agricultura sem gente, continua valendo aquela máxima de que onde tem gente, tem mais economia agrícola e uma produção maior”, aduziu.

Kothe reiterou a parceria do governo municipal junto à CFR e lembrou dos desafios que a agricultura familiar enfrenta. “Muitas vezes, se falava que a agricultura familiar, para se manter, precisava de renda. Hoje, além da renda, são necessárias outras coisas a mais. Precisamos avançar em temas como a aposentadoria rural, salário maternidade no meio rural, crédito agrícola subsidiado, habitação de qualidade, educação, dando dignidade às pessoas. Temos que avançar em temas como as questões culturais, que são as oportunidades que os pais dão para os jovens, na tomada de decisão. Tudo isso é importante para desenvolver o projeto de sucessão na família”, concluiu o prefeito Daniel.