Saudades criou 204 novas vagas de emprego

O município de Saudades criou 204 novas vagas de emprego, no período compreendido entre o dia 01 de janeiro até 01 de setembro de 2018. Os dados são da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc).

Em meio a um cenário nacional de desemprego e estagnação da economia, os dados do Vale da Hospitalidade trazem um alento. O excelente resultado é fruto do espírito empreendedor do povo saudadense, do esforço de empresários, trabalhadores e também do apoio contínuo do poder público local.

Conforme o prefeito Daniel Kothe, uma das linhas de ação da atual gestão é o desenvolvimento econômico. “Um dos desafios que estão colocados para todos os municípios brasileiros, e não é diferente para Saudades, é a questão da geração de empregos. Muito preocupados com isso, estamos acompanhando constantemente este tema e, inclusive, temos visto que neste último período sentimos uma recuperação do mercado de trabalho, com a geração de novos postos de trabalho”, destaca.

Com o saldo positivo de 204 novas vagas, Saudades se aproxima novamente de 3 mil empregos com carteira assinada no mercado formal. Estas novas vagas representam aproximadamente 3,3% do total da população ativa (compreendida na faixa de idade entre os 15 aos 59 anos). Dos novos postos de emprego, 32 foram criados pelas microempresas, 117 por médias empresas e 62 por empresas de grande porte. “É importante acompanharmos estes números até para pensarmos políticas de desenvolvimento”, resume Kothe.

Outro dado interessante divulgado pelo levantamento da Fiesc mostra que o mercado de trabalho formal saudadense é composto num percentual de 55% por homens e 45% por mulheres. “Isso ressalta o trabalho que nós fizemos dentro do Programa Primeiros Passos, ajustando as vagas em creches para que as mães possam estar inseridas também no mercado de trabalho”, pontua o prefeito Daniel.

Para o chefe do executivo, aliando as políticas públicas com as ações estratégicas dos empreendedores, haverá uma recuperação e um avanço ainda maior na economia do município. “Acredito que, inclusive, com estas empresas que estão em fase de construção, termos uma melhoria até no final do ano e início do ano que vem nessa oferta de vagas. Estou feliz com os números, mas ao mesmo tempo alerta. Vamos continuar batalhando firme, para podermos avançar nessa questão tão importante que é a geração de emprego. Família onde as pessoas têm emprego é família onde as pessoas realizam seus sonhos”, conclui Kothe.

Os dados completos podem ser consultados no site da Fiesc: http://www.portalsetorialfiesc.com.br/indicadores/