Donos de terrenos baldios devem mantê-los sempre limpos

A Administração Municipal de Saudades, preocupada com a chegada do verão – período de altas temperaturas e constantes chuvas – o que potencializa, por consequência, a proliferação de insetos e animais peçonhentos, faz um alerta aos proprietários de terrenos.

No perímetro urbano do município, existem muitos terrenos baldios (sem construção), que se encontram sem a devida manutenção.

Problemas

Os principais problemas que podem ser encontrados em terrenos baldios são:

Acúmulo de lixo: muitos terrenos acabam virando depósito de lixo;

Mato alto: o mato alto é outro problema comum, especialmente no período do verão, onde as muitas chuvas contribuem para o crescimento das plantas e ervas daninhas;

Uso coletivo para fins indevidos: não são incomuns as pessoas usarem terrenos baldios para consumo de drogas e outras atividades indevidas;

Animais peçonhentos: com a sujeira, mato alto e a falta de higiene, é comum aparecerem animais peçonhentos, como cobras, aranhas, baratas, ratos, moscas e mosquitos e outros tipos de animais que podem transmitir doenças, além de haver acúmulo de água e a criação do mosquito Aedes aegypti. Outro problema constante é o mau cheiro.

Providências

A responsabilidade pela manutenção e conservação de terrenos é exclusiva do proprietário, que deve cuidar da limpeza interna dele.

Muitas vezes este não exerce sua responsabilidade, ou não mora próximo. A prefeitura estará notificando o proprietário e, caso não seja procedida a limpeza, o poder público tomará as ações cabíveis no sentido de multar e obrigar o proprietário a cuidar do terreno.

Fiscalização

Cabe aos vizinhos e pessoas interessadas observar qualquer irregularidade em terreno baldio próximo de sua casa ou ambiente de trabalho e notificar em primeiro lugar o próprio proprietário e na recusa ou na impossibilidade de localizá-lo, à prefeitura para que esta tome as devidas providências.

Responsabilidade é do proprietário

O alerta fica também para quem tem casa, para que faça a limpeza, pois a prefeitura estará dando uma atenção especial no recolhimento dos lixos e entulhos.

“Não adianta falarmos da Dengue se não limpamos os terrenos. Recebemos muitas reclamações de moradores próximos dos terrenos baldios sobre a falta de cuidado e manutenção, que facilita a proliferação de animais peçonhentos, inclusive o mosquito transmissor da Dengue, uma preocupação constante nesta época do ano”, concluiu o Secretário de Administração, Rogério Sehnem.