Mais uma Turma de Bombeiros Mirins é Formada no Município

O projeto Bombeiro Mirim, desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Saudades, formou, na última terça-feira (10), mais 86 crianças no município de Saudades. A solenidade de formatura aconteceu nas dependências da Escola Municipal de Ensino Fundamental Saudades e contou com a presença de várias autoridades, dentre elas, o vice-prefeito municipal, Osmar Prestes, e o Comandante da 2ª Companhia de Bombeiros Militar, Capitão Bombeiro Militar Leonardo Ecco.

Osmar Prestes, vice-prefeito municipal, em sua fala, destaca a importância do Corpo de Bombeiros Militar na sociedade e a importância do projeto Bombeiro Mirim, que foi realizado no município. “Saudades traz, na sua essência de sociedade, um povo corporativo que, na hora da dificuldade, se abraça e todos se ajudam, fazendo com que tenhamos uma sociedade diferenciada. Esse projeto, dos Bombeiros Mirins, faz com que as crianças tenham a oportunidade de aprender e conhecer tantas coisas positivas e, ao mesmo tempo, traz a responsabilidade de que, no futuro, eles tenham a condição de dar menos trabalho aos Bombeiros e à Polícia, porque foram capacitados a diferenciar o que é positivo e negativo na vida, possibilitando que essa sociedade continue sendo moldada por boas pessoas”. Ao fim de sua explanação, Prestes parabeniza e agradece ao Corpo de Bombeiros Militar pelo projeto desenvolvido. “Parabéns ao Corpo de Bombeiros Militar por essa iniciativa e por colaborar com essa sociedade, que é tão diferenciada, em mais uma ação que vai dar possibilidade de melhorarmos cada vez mais”, completou.

O Sargento Bombeiro Militar Evandro Luiz Rios, comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Saudades, também frisou a importância dessa ação que foi desenvolvida pelo Corpo de Bombeiros: “O Projeto Bombeiro Mirim é um presente que traz a Saudades a sementinha da prevenção e, junto com isso, a esperança que a chama do bombeiro não vai se apagar. Parabenizo e agradeço aos poderes executivo e legislativo e a todos os parceiros desse projeto, em especial, aos instrutores, que foram verdadeiros entusiastas e motivadores das crianças, à escola, por ter entendido a importância do projeto Bombeiro Mirim, cedendo o espaço para que o projeto acontecesse. Minha gratidão, também, aos Comandantes do 6° Batalhão de Bombeiros Militar de Chapecó, ao Comandante da 2° Cia com sede em Pinhalzinho e à Associação dos Bombeiros Comunitários, pela parceria com os brindes que foram sorteados. Aos pais, pedimos que apoiem, cada vez mais, essas crianças que estão aqui, essas 86 sementes da prevenção. É um momento importante e ímpar, pois estamos fechando esse projeto com chave de ouro, Saudades merece que projetos assim aconteçam no município, parabéns a todos os saudadenses!”, concluiu o Sargento Rios.

Esse projeto tem como finalidade apresentar, aos alunos, o trabalho desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros, repassando noções de prevenção de incêndio e acidentes, noções de segurança e primeiros socorros, além de abordar questões ambientais. Ao todo, foram seis aulas: o conteúdo teórico foi apresentado ao longo das cinco primeiras aulas e, na sexta aula, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o quartel, onde tiveram a aula prática.

Ao final da solenidade de formatura, os formandos receberam o batismo de bombeiro, ou seja, foram banhados com a mangueira utilizada nas ocorrências de incêndio, essa tradição faz parte do protocolo para celebrar a conquista dos novos bombeiros mirins.