A Literatura na Educação Infantil: Despertando o Gosto e o Prazer Pelo Mundo Mágico e Fantástico da Leitura

O CEI Pró-Infância Aquarela, em parceria com o Sicredi Alto Uruguai, realizou o projeto denominado “A Literatura na Educação Infantil: Despertando o Gosto e o Prazer Pelo Mundo Mágico e Fantástico da Leitura”.  

 

O projeto teve como objetivo incentivar e despertar o gosto e o prazer pela literatura infantil, em todas as suas especificidades e funcionalidades, em crianças de 0 a 2 anos de idade. Esse projeto promove às crianças o contato, a escuta e a interação com a linguagem oral e escrita, por meio de livros de diferentes materiais e formatos (banho, tecido, texturas, sonoros, pop-ups, braile), dedoches, fantoches e aventais de contação de histórias, que são oferecidos e mediados pelo professor, no cotidiano do ambiente escolar, em diferentes momentos e experiências. Além disso, o projeto proporciona às crianças a descoberta e o desenvolvimento da imaginação, da fantasia, da comunicação, das expressões e dos sentidos a partir do contato com diferentes tipos de livros, materiais e gêneros textuais.

 

Primeiramente, foi elaborado o projeto, em conjunto com as professoras do CEI Pró-Infância Aquarela, levando em consideração os objetivos e especificidades do local. Depois, o projeto foi enviado para avaliação da comissão do Sicredi Alto Uruguai. Após essa etapa, foi realizado o levantamento dos materiais necessários para promover as experiências e interações com as crianças e buscados orçamentos. A última etapa do projeto foi a organização, planejamento e efetivação, no cotidiano escolar, das experiências com as crianças utilizando os novos materiais adquiridos ou confeccionados, procurando atingir os objetivos pensados para este projeto, ampliando o repertório de conhecimentos e experiências significativas das crianças.

 

Em torno de 166 crianças, com idade entre três meses a dois anos e nove meses, estão sendo atendidas pelo projeto no espaço escolar do CEI Pró-Infância Aquarela.

 

Os professores e agentes educativos do CEI destacam a importância da aquisição desses materiais: “A literatura infantil é um caminho positivo na vida de todas as crianças, fazendo com que criem e despertem o gosto pela leitura, ampliando sua forma de ver e interpretar o mundo que as cerca, descobrindo o novo e o inusitado por meio do mundo encantado e fantástico dos livros”.