Coronavírus: Fique Tranquilo, Porém, Permaneça Atento!

De acordo com o Ministério da Saúde¹, o coronavírus é uma família de vírus que causam problemas respiratórios. Um novo agente do coronavírus foi descoberto fim do ano passado, após casos registrados na China.

 

Os sintomas do coronavírus são muito semelhantes à gripe e ao resfriado como, por exemplo, febre, dor de cabeça, irritação na garganta e dificuldade para respirar.  A transmissão do coronavírus acontece de uma pessoa doente para outra, por meio de gotículas de saliva, tosse, catarro, espirro, aperto de mãos ou toque em objetos ou superfícies contaminadas.

 

A Secretaria da Saúde do Estado de Santa Catarina determina que um caso é considerado suspeito quando o paciente apresentar febre e, pelo menos, um sintoma respiratório simultaneamente com o histórico de viagem para algum país onde há a doença e/ou teve contato próximo com algum caso suspeito ou confirmado de coronavírus.

 

O diagnóstico é feito a partir da coleta de materiais respiratórios. Caso o resultado do primeiro teste for positivo, uma nova coleta é realizada para confirmar a doença. Para o tratamento, é indicado que o paciente fique em repouso, bebendo bastante água, além de adotar algumas medidas que aliviam os sintomas apresentados.

 

Vale ressaltar que essa doença é considerada de baixa mortalidade, sendo que 80% dos casos são considerados leves. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a taxa de letalidade é de 3,63% (conforme atualização realizada no dia 11/03/2020²).

 

Informações atualizadas no dia 12 de março² dão conta que, no Brasil, 930 casos são tratados como suspeitos, destes, 67 são de Santa Catarina. Até o momento dessa publicação, 60 casos de coronavírus estavam confirmados no Brasil, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Minas Gerais, Alagoas, Paraná, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.   

 

Para a prevenção, o Ministério da Saúde sugere que alguns cuidados sejam tomados, entre eles, destacam-se:

– Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel;

– Cubra o nariz e a boca ao espirrar ou tossir;

– Evite aglomerações se estiver doente;

– Mantenha os ambientes bem ventilados;

– Não compartilhe objetos pessoais.

 

Marina Lunardi, enfermeira especialista em saúde pública com ênfase em saúde da família, que atua na Unidade Básica da Saúde de Saudades, explica que a população pode permanecer tranquila, pois, até o momento, não há casos confirmados da doença no estado catarinense. “O cuidado e a prevenção sempre são o melhor caminho. É importante que as pessoas sigam as orientações de prevenção e, diante de qualquer dúvida ou suspeita, podem procurar a Unidade Básica de Saúde. Já recebemos orientações e estamos preparados para atender os munícipes diante dessa realidade”, destacou a enfermeira.

 

 

¹ Informação disponível em: <https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavirus/>. Acesso em 12/03/2020, às 08h. 

² Informação disponível em: <http://plataforma.saude.gov.br/novocoronavirus/>. Acesso em 12/03/2020, às 13h50.