Nota Oficial da Comissão Especial de Monitoramento do Coronavírus (COVID-19)

Em conformidade com o Art. 14, do Decreto Nº 14, de 17 de março de 2020, da Prefeitura Municipal de Saudades/SC, foi criada a Comissão Especial de Monitoramento do Coronavírus (COVID-19), com a incumbência de operacionalizar monitorar e articular ações para o enfrentamento e resposta imediata à emergência de saúde pública, composta pelos seguintes membros: Prefeito Municipal de Saudades, Vice-Prefeito Municipal de Saudades, Secretário da Saúde, Presidente do Conselho da Saúde, Presidente da Câmara de Vereadores do Município de Saudades, Presidente da ACISC, Secretário da Educação, Cultura e Esporte e 01 Representante do Hospital, que prevê:

• Conforme o Decreto Estadual Nº 515, editado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, o fechamento total do comércio, inclusive bares e restaurantes e prevê, apenas, que estejam abertas somente as farmácias e supermercados, para que deem suporte para que as pessoas possas comprar alimento e medicamento. Os demais estabelecimentos comerciais devem ficar fechados. Essa é uma medida de proteção, tanto para os comerciantes quanto para a população em geral. É importante, neste momento, que as pessoas não façam o vírus circular, pois nos estabelecimentos comerciais passam muitas pessoas, tanto do município como também de outras cidades, especialmente vendedores que, potencialmente, podem transmitir o vírus.
  • As indústrias estão orientadas em várias áreas, especialmente na parte de prevenção e higiene. Se os colaboradores cumprirem o que está protocolado, se dirigindo de casa para o trabalho e do trabalho para casa, sem frequentar outros ambientes onde potencialmente possam ser contaminados, o risco reduz, porém, vai continuar existindo. A comissão continuará conversando com os donos das empresas, para que também paralisem as atividades, o que, possivelmente, poderá vir a acontecer.
  • A Secretaria Municipal da Saúde comunica a todos os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que todo tipo de transporte está suspenso, permanecem, apenas, o transporte em situações de urgência e emergência. Também, as Unidades Básicas de Saúde não farão outros tipos de atendimentos a não ser em casos de urgência e emergência. As equipes estão sendo preparadas e treinadas para poderem realizar o atendimento com qualidade diante da situação de calamidade que está posta. A comissão pede a sensibilidade de toda a comunidade, que apenas se dirijam à UBS em casos de urgência e emergência.
  • A vacina da gripe terá roteiro de vacinação no interior, que será divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde nos meios de comunicação. A população idosa do interior e as pessoas que integram os grupos de risco, que tem garantida a vacina contra a Influenza, deverão esperar o roteiro que será divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde.
  • A Sociedade Hospitalar Beneficente de Saudades comunica às pessoas que tem sintomas de gripe, que estão com deficiência respiratória e precisam de atendimento de plantão no hospital, que as mesmas devem fazer contato com o hospital antes de irem para lá, ligando para o número 3334-0106 ou 3334-0146, comunicando o tipo de sintomas que está acometendo o paciente. Dessa forma, a unidade já vai estar preparada para recebê-lo. Essa também é uma medida de prevenção que o hospital está fazendo para que não tenham mais riscos de contaminação.
  • Os médicos das UBSs, assim como do plantão do hospital, estão fazendo o isolamento dos pacientes que têm sintomas de gripe e dos que têm sintomas parecidos com o Coronavírus. Recomenda-se que, independentemente do tipo de gripe que tiverem, o paciente fique isolado, recolhido em casa, inclusive não frequentando espaços públicos, não frequentando farmácias, mercados, para não disseminar a doença.
  • Os Agentes Comunitários da Saúde a partir de hoje (19/03/2020) também não estarão mais fazendo as visitas domiciliares, uma vez que essas visitas, potencialmente, podem distribuir o vírus. Os agentes comunitários repassarão os comunicados à população apenas por meio dos grupos de WhatsApp.
  • Juntamente com o governo federal, a comissão acredita ser importante algumas medidas econômicas já pensadas para o período pós Coronavírus. Deverá ocorrer a nível federal, estadual e municipal uma reprogramação dos compromissos, especialmente dos impostos, taxas e tributos, mas tudo isso será anunciado quando essas medidas estiverem prontas. Agora é importante que a população fique tranquila, não sofra por ansiedade e que não acabe, por isso, demonstrando alguma doença. Agora, o momento deve ser de tranquilidade e de se recolher em casa.
  • Está se iniciando uma campanha em apoio aos profissionais da saúde, que são os soldados de fronte de guerra neste momento. Portanto, todas as pessoas que puderem e que estiverem sensíveis, abraçando os profissionais da saúde, dando forças, dando apoio a estes bravos soldados, para que estendam, em sua casa, num espaço visível, uma toalha ou um objeto branco, significando o apoio e a força aos profissionais da saúde, para que eles possam estar fazendo o seu trabalho. Incluam todos eles em suas orações, para que não sejam contaminados pelo vírus e que possam desenvolver um excelente trabalho.
  • A Secretaria Municipal da Saúde possui um telefone de plantão, cujo número é 98851-2578.

A  Comissão Especial de Monitoramento do Coronavírus conta com a colaboração de todos!