SAMAE de Saudades Esclarece Sobre as Medidas Econômicas e Alerta os Munícipes Sobre a Estiagem

Dentre as medidas econômicas adotadas pela Administração Municipal para reduzir os impactos econômicos gerados pela pandemia do novo coronavírus, duas estão ligadas ao Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE).

Uma das medias prevê que a taxa de água e a taxa de lixo, correspondente aos meses de março e abril, poderão ser pagas até o dia 31 de julho de 2020, sem acréscimo de juros ou multas. A outra medida garante o fornecimento de água a todos os munícipes, pois, durante o mês de abril, não serão feitos desligamentos de água para as pessoas que estão em débito, isso porque a prioridade, no momento, é preservar a saúde dos munícipes.

Orlando Müller, diretor do SAMAE, explica que a fatura correspondente ao mês de março será entregue assim que a situação for normalizada, ou seja, após o período de quarentena sugerido pelo governo no estado de Santa Catarina. Aos munícipes que optaram pelo pagamento por débito em conta bancária, Orlando informa que as faturas desses dois meses não serão lançadas. Caso desejar que essas faturas sejam debitadas, o munícipe deverá ligar para um dos números que constam no fim desta matéria e solicitar o débito em conta, caso contrário, essas faturas serão debitadas no mês de julho.

Além disso, o município está passando por um período de estiagem. Por conta disso, pede-se que a população utilize a água de forma consciente, sem desperdícios. O cuidado com a higiene é crucial diante do atual cenário, porém, que a limpeza seja feita com o mínimo de água possível. Algumas medidas podem ser adotadas para colaborar na economia e garantir que não falte água nas residências enquanto a estiagem persistir: Tome banhos mais curtos e feche o chuveiro sempre que possível; lave roupa com menos frequência e mais atenção; feche a torneira ao lavar a louça e escovar os dentes; evite lavar casas, pátios, calçadas e carros; reaproveite a água sempre que isso for possível.

O SAMAE está atendendo em regime de plantão. Quem necessitar de algum atendimento, poderá ligar para os telefones:

Orlando: 49 9 8891-0630.

Tarcísio: 49 9 8830-2065.