Alison Ivonei Hoss Avalia os Trabalhos da Secretaria da Educação nos Últimos 3 Anos

Durante três anos e três meses, Alison Ivonei Hoss atuou como Secretário Municipal da Educação. Ao longo desse período, muitos avanços, envolvendo a Administração Municipal e a Secretaria da Educação, aconteceram. Dentre os avanços e investimentos que foram realizados, sustentados e impulsionados por diversos desafios, Alison destaca os principais feitos enquanto esteve à frente da secretaria:

– Neste período, o transporte escolar no perímetro urbano do município foi organizado, isso para suprir a necessidade das crianças da cidade, atendidas pelos Centros de Educação Infantil (CEIs) ou pelo Ensino Fundamental, que necessitavam de transporte. Para Alison, a estruturação do transporte foi um desafio muito grande, pois, consequentemente, foi preciso adquirir novos veículos e contratar mais motoristas.

– No início do ano de 2017, as obras da construção da nova escola foram retomadas e, no ano de 2018, a obra foi concluída e inaugurada.

– No ano de 2018, houve a alteração da carga horária dos profissionais efetivos que trabalhavam 20h semanais. Com a alteração, passaram a trabalhar 40h.

– O Centro de Educação Infantil Aquarela passou por ampliação, recebendo mais três salas de aula.

– No início do ano de 2019, foram realizadas reformas no atual CEI Pequeno Príncipe (antiga escola EMEF). O espaço foi reestruturado e o ginásio do local foi todo fechado e reformado (antes havia apenas a quadra coberta), tudo para que as crianças tivessem mais qualidade no atendimento.

– No ano de 2019, mais 40 profissionais que atuam na área da educação, entre professores, agentes educativos, merendeiras e serviços gerais, foram efetivados.

– O Programa Primeiros Passos sempre foi o carro-chefe da Secretaria da Educação, que atua em parceria com a Secretaria de Assistência Social e a Secretaria da Saúde. Desde que foi criado, o programa atende toda a demanda do município, dessa forma, todas as famílias e crianças do município, que precisam de atendimento nos CEIs ou no Ensino Fundamental, têm vagas à disposição.

– Importantes investimentos foram feitos para garantir a boa estruturação dos CEIs. Além de materiais, foram adquiridos parques infantis. Atualmente, a maioria dos CEIs estão contemplados, restam apenas quatro para serem organizados, os quais já estão sendo adquiridos e devem ser instalados até o fim do mês de abril.

– Na área da cultura e do esporte, aconteceram diversas atividades e conquistas, nas diferentes modalidades praticadas no nosso município. O esporte foi reorganizado e reestruturado, proporcionando mais autonomia às modalidades, pois passaram a se organizar e se estruturar a partir das suas demandas, com isso, novas lideranças tiveram a oportunidade de estar colocando seu trabalho em prática, em parceria com o Conselho Municipal do Esporte. As atividades culturais, como as aulas de dança, música e Taekwondo, foram muito bem desenvolvidas pelos professores. Para o secretário, essas atividades tiveram um respaldo muito grande da sociedade, pois as crianças têm a oportunidade de praticar algum esporte ou alguma atividade cultural a partir das modalidades oferecidas em parceria com a Secretaria Municipal  da Educação.

Alison avalia positivamente esse período, apesar dos desafios, foram anos muito promissores. “Grandes investimentos foram realizados e isso faz com que as pessoas tenham o sentimento de que as coisas realmente acontecem, sempre da melhor forma possível, para que todos possam ter um atendimento de qualidade”, destacou o secretário.

Na última semana, após três anos atuando como secretário municipal da educação, Alison Ivonei Hoss concluiu suas atividades na secretaria com o sentimento de dever cumprido e seguirá, agora, por novos caminhos e desafios. “Agradeço o apoio e o incentivo de todos, principalmente do prefeito Daniel e do vice-prefeito Osmar. Também agradecer aos colegas secretários, que sempre se empenharam e deram o seu máximo para que a Administração Municipal pudesse funcionar da melhor maneira possível. Agradecer a todos os colegas e profissionais que atuam na Secretaria da Educação e aos profissionais do esporte e da área da cultura, que são de extrema importância. De forma especial, agradeço aos meus familiares por estarem sempre ao meu lado, acreditando e apoiando meu trabalho”, concluiu o secretário.