Rodovia SC-160, Entre Saudades e Pinhalzinho, Deve Receber Melhorias

A Rodovia Estadual SC-160, trecho entre os municípios de São Carlos e Campo Erê, que atravessa pelo menos oito municípios ao longo de sua extensão, se encontra em situação precária em decorrência da pouca manutenção que tem recebido nos últimos anos, o que coloca em risco a vida de muitos usuários.

Pelo fato da rodovia ser estadual, é responsabilidade do Governo do Estado de Santa Catarina realizar as manutenções necessárias para garantir a segurança e dar boa condição de trafegabilidade na rodovia. Sendo assim, os municípios nada podem fazer a não ser reivindicar as melhorias necessárias, pois as obras na rodovia são executadas exclusivamente pela secretaria de infraestrutura do estado.

Levando em consideração as condições precárias do trecho que liga os municípios de Saudades e Pinhalzinho, na última terça-feira (04), o prefeito municipal Daniel Kothe fez contato com diferentes autoridades do estado de Santa Catarina, entre elas está Tiago Augusto Vieira, da Secretaria de Infraestrutura do estado e da regional de São Miguel do Oeste, que é a regional que atende e é responsável pela SC-160, reivindicando as melhorias necessárias para essa rodovia que é tão importante para Saudades. “Nossa preocupação é que, com o passar do tempo, a rodovia vai se deteriorar cada vez mais e, infelizmente, a secretaria de infraestrutura e o governo do estado não têm conseguido agir para recuperar e reformar essa importante rodovia”, destacou Kothe.

Durante a semana a equipe de infraestrutura da prefeitura municipal esteve em alguns trechos da rodovia, vistoriando e registrando a situação em que a estrada se encontra, destacando, especialmente, a curva próximo à cidade de Pinhalzinho, onde, seguidamente, ocorrem acidentes em decorrência da água que tem na pista e da perigosa curva.

O trecho é perigoso e exige cuidado redobrado dos motoristas, uma vez que a rodovia não tem acostamento, há vários buracos e curvas acentuadas, portanto, medidas precisam ser tomadas para garantir a segurança dos usuários da via. “Recebemos uma garantia de que, ainda no mês de agosto, a rodovia seria recuperada, mas já tivemos garantias dessa natureza, em outras épocas, porém, acabaram não se concretizando. Acredito que, com a mobilização dos prefeitos e dos parlamentares, vamos chegar a ter as melhorias necessárias para a rodovia”, finalizou o prefeito.

Acesse o áudio e ouça a entrevista do prefeito Daniel Kothe.