Atendimentos Nas Unidades Básicas de Saúde Será Reestabelecido

A pandemia causada pelo novo coronavírus mudou a vida e os hábitos de muitas pessoas. Assim como trouxe desafios à sociedade, também trouxe inúmeros desafios ao sistema de saúde, impondo diversas restrições e uma série de protocolos a serem adotados para atender a população da forma mais segura possível.

Em Saudades, para atender os munícipes com mais segurança e evitar, ao máximo, a transmissão do coronavírus, foi montado e equipado um consultório médico junto ao hospital para atender especificamente os pacientes com sintomas respiratórios ou que estão com suspeita de COVID-19. Sendo assim, os pacientes com outras enfermidades não estarão em contato com os pacientes que possuem sintomas relacionados à doença causada pelo novo coronavírus.

Na próxima semana, a partir da segunda-feira (17), o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde do município será retomado. Dessa forma, os pacientes que necessitarem de atendimento poderão fazê-lo na unidade a que pertence – desde que não sejam sintomas respiratórios, pois estes estão sendo atendidos exclusivamente no consultório junto ao hospital municipal.

Horários de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde a partir de segunda-feira (17):

Unidade Básica de Saúde

Atendimento Médico

Telefone para Contato

Atendimento aos pacientes com sintomas respiratórios

(Anexo ao Hospital)

Diariamente

UBS Central

Diariamente

Bairro Laje de Pedra

Segunda-feira de manhã

Terça-feira o dia todo

Quinta-feira o dia todo

Distrito de Juvêncio

Quarta-feira o dia todo

Sexta-feira o dia todo

O prefeito Daniel Kothe destaca a importância de a população buscar atendimento médico quando for necessário, buscar a prevenção para evitar outras enfermidades. “Nosso atendimento está sendo normalizado e os pacientes serão atendidos de forma segura. Temos ainda uma pendência em relação às cirurgias eletivas, poucas estão sendo realizadas, pois o medicamento anestésico está em falta. Nesse sentido, pedimos a compreensão da população, já estamos programados com recursos financeiros e, assim que for possível, com certeza vamos retomar e amenizar todas as dificuldades que estão postas na área da saúde”, esclarece o prefeito.

Saúde em Época de Pandemia – Cenário Estadual:

O estado de Santa Catarina ainda está vivendo um dos seus momentos mais críticos. De acordo com a Matriz de Risco atualizada na última quarta-feira (12), doze das dezesseis Regiões da Saúde se encontram em situação gravíssima em relação ao coronavírus. As outras quatro regiões possuem um risco de nível grave, dentre elas está a regional do Extremo Oeste, a qual integra o município de Saudades.

De acordo com a plataforma disponibilizada no Portal do Coronavírus do Estado de Santa Catarina (www.coronavirus.sc.gov.br), onde esses dados podem ser acessados por toda população,os níveis de risco são calculados a partir de indicadores que levam em consideração o isolamento social, a investigação, testagem e isolamento de casos e os níveis de ocupação dos leitos de UTI. Isso significa que as regiões em situação gravíssima possuem sérias dificuldades no atendimento aos pacientes com COVID-19 e que, embora a região do Extremo Oeste seja considerada grave, ainda possui condições de atender a população.

No quadro abaixo, pode-se observar a taxa de ocupação dos leitos de UTI adultos, do Sistema único de Saúde (SUS), exclusivos para COVID-19. A região do Extremo Oeste é a única região do estado que possui a taxa de ocupação inferior a 35%. Quatro regiões estão com 100% dos leitos ocupados e as demais regiões com taxa de ocupação entre 70% e 97%. No total, 674 leitos são destinados para o tratamento de pessoas com coronavírus, destes apenas 117 estão disponíveis em todo estado, o que significa que 83% dos leitos estão ocupados.