Saudades: 59 anos de Emancipação e 89 anos de Colonização

Carinhosamente conhecido por Vale da Hospitalidade, o município de Saudades, no dia 30 de dezembro, celebra seus 59 anos de emancipação e 89 anos de colonização.

“Com amor e trabalho constante, nossa linda cidade fundou”

Há 89 anos, nas terras que até então pertenciam ao município de São Carlos, chegavam os primeiros colonizadores, em sua maioria descendentesde alemães e, em menor número, russos, italianos e outros. O anseio de desfrutar de uma vida melhor os deu ainda mais coragem para desbravar as terras do Oeste Catarinense. Durante meses a principal ferramenta de trabalho foi a força de vontade. Foram longos dias de saudade da família que aguardava, ansiosamente, na terra natal, seus demais familiares que estavam trabalhando na abertura de estradas e na construção de casas no município que, mais tarde, por esse motivo, recebeu o nome de Saudades. Foi assim que uma linda história de persistência, coragem e união iniciou.

Foram inúmeras mãos, de homens e mulheres, que construíram casas, escolas, igrejas, comércios, hospital e tantos outros espaços que foram essenciais para o desenvolvimento do local e capazes de oferecer mais conforto e tranquilidade aos primeiros colonizadores.

“Ó Saudades de lutas e glórias, de riquezas no povo e na terra”

A cooperação e a capacidade de unir forças estiveram presentes desde o início. Essas virtudes foram plantadas na década de 30, cultivadas ao longo de muitos anos, cresceram de forma robusta, possuem raízes profundas e os frutos estão sendo colhidos por toda população. Foi a partir dessas virtudes que o município e os munícipes superaram as dificuldades, dentre elas, as grandes enchentes, longas estiagens e, atualmente, a pandemia do coronavírus.

Saudades nasceu abraçada ao Rio Saudades! O mesmo rio que, no início, supriu algumas necessidades dos colonizadores, anos depois varreu ruas e casas do município durante a enchente, arrastando consigo pertences de inúmeros saudadenses. A enchente não levou apenas bens materiais, levou também anos de trabalho e os sonhos de muita gente.

Como mencionado anteriormente, a união sempre foi um diferencial desse povo hospitaleiro. Foi a partir da solidariedade de muitas famílias que a reconstrução e o recomeço foram possíveis. Toda a comunidade se uniu para tentar reestabelecer a moradia e devolver a tranquilidade às famílias atingidas pela inundação.

Em 2020 a sociedade está vivendo uma nova realidade! Está sendo desafiador o dia-a-dia das pessoas em meio à pandemia. Mudaram-se rotinas, costumes, encontros, jeitos de ser e de fazer, mas o que não mudou foi o espírito de entreajuda dos munícipes. Mais uma vez nosso Vale da Hospitalidade está mostrando que a união faz a diferença. Quando cada um faz a sua parte, de forma consciente, os reflexos são sentidos por todos. E é por isso que nos orgulhamos em falar que, aqui, nenhuma vida foi perdida em decorrência da COVID-19.

Mulheres e homens, crianças, jovens, adultos e idosos foram verdadeiros heróis e heroínas em diversos momentos da história de Saudades. Sim, houve momentos de luta, mas foi graças ao trabalho árduo de todos que se deram as mãos, se uniram para crescer, para se reinventar e para evoluir que houve inúmeros momentos de glória!

“Os teus filhos aqui são felizes, construindo um futuro melhor”

Conhecido como o Vale da Hospitalidade, o município faz jus ao codinome por ser um lugar que tem boa acolhida, onde as pessoas tratam e são tratadas com gentileza e amabilidade.  É por esse e tantos outros motivos que o município cresce a cada dia que passa.

A partir do espírito de colaboração nasceram cooperativas e empresas de referência regional, nacional e internacional. Há boa oferta de emprego, educação, saúde e infraestrutura de excelência, o que contribui, positivamente, na condição de vida das famílias saudadenses.

Quando paramos para pensar percebemos que os melhores momentos da história estão relacionados aos momentos de maior unidade e proximidade do povo. Para que o município continue evoluindo, crescendo e se desenvolvimento cada vez mais é necessário que esse espírito de união e cooperação, pautado na hospitalidade, nunca se perca.

O espírito desbravador e empreendedor dos pioneiros se faz presente neste povo hospitaleiro, que olha o passado com orgulho e o futuro com esperança, na certeza de que Saudades continuará sendo um lugar bom de viver, investir e trabalhar.

De mãos dadas seguiremos unidos, fortes e, com determinação, trabalharemos juntos para a realização dos nossos sonhos!

Parabéns, Saudades! Muito progresso e prosperidade!

Que todas as gerações possam orgulhar-se de ti!