Saudades-SC disponibiliza no site do Município a Lista de Espera do SUS

A Secretaria Municipal da Saúde disponibiliza no site do Município um link de acesso ao portal da Lista de Espera de SUS de Santa Catarina.

Com isso, cada paciente com encaminhamento SUS, pela Secretaria Municipal de Saúde de Saudades-SC, consegue acompanhar com maior transparência sua solicitação na fila de espera.

Este portal foi desenvolvido para que o cidadão catarinense tenha acesso ás informações sobre a sua posição e previsão de atendimento nas listas de espera por serviços de saúde no Sistema Único de Saúde – SUS, em cumprimento à Lei Estadual 17.066 de 2017 e ao Decreto Estadual n. 1.168/2017.

As pesquisas poderão ser realizadas pelo documento do paciente (CPF ou Cartão Nacional do SUS) ou por Central de Regulação e Procedimento.

A ordem de agendamento e atendimento dos usuários é definida a partir de critério cronológico ou avaliação da situação clínica do paciente, visando, assim, atender a população catarinense de acordo com os princípios da universalidade e equidade no acesso aos serviços do SUS.

Esclarecemos que os dados publicados na Lista de Espera do SUS de Santa Catarina são extraídos do Sistema Nacional de Regulação – SISREG, desenvolvido pelo Departamento de Informática do SUS – DATASUS do Ministério da Saúde – MS.

Ocorre que, a Secretaria de Estado da Saúde de SC está tendo dificuldades técnicas para consumo dos dados disponibilizados pelo DATASUS/DRAC para publicação no Portal da Lista de Espera do SUS de SC, que vem ocasionando inconsistências nas informações apresentadas no site.

Diante desta situação, foi necessário ocultar a posição e a previsão de atendimento até que o Ministério da Saúde regularize os problemas já notificados pela Superintendência de Regulação – SUR, em conjunto Gerência de Tecnologia da Informação – GETIN.

Vale relembrar que o Estado de Santa Catarina é referência nacional por ser pioneiro na divulgação de todas listas de espera na Internet e não vem medindo esforços para garantir a transparência das ações.

Atualmente, os catarinenses, com a disponibilização online das filas, conseguem localizar suas informações, as quais até então eram desconhecidas, e pesquisar seus dados pelo CPF ou Cartão Nacional do SUS, ou ainda, pela Central de Regulação e Procedimento, por meio do link www.listadeespera.saude.sc.gov.br.