Município de Saudades-SC na Rota do Circuito de Cicloturismo Velho Oeste

A rota de cicloturismo Velho Oeste e os Caminhos Aromas e Chás, é um roteiro que percorre cerca de 300 quilômetros através de 16 municípios da região da Amerios, extremo-oeste catarinense.

Um dos mais belos destinos do roteiro, classificado no circuito como “Rota de Fuga”, ou seja, um desvio do roteiro original, contempla a cachoeira/cascata localizada na Linha Santa Terezinha no Município de Saudades-SC, que recentemente teve sua sinalização complementada pelo proprietário da área, Francisco Valdeci de Almeida, com novas placas de orientação após alinhamento prévio junto ao Assessor de Comércio, Indústria, Turismo e Serviços do município, Marcos Mahle, visando auxiliar aos exploradores que visitam o local.

O cicloturismo é uma forma de turismo que consiste em viajar utilizando como meio de transporte uma bicicleta. É uma maneira muito saudável, econômica e ecológica de se fazer turismo, conhecer outras culturas e costumes das cidades visitadas.

Assista em: https://www.youtube.com/watch?v=kpi11G08D9U&t=203s

Sobre a rota

A Rota de Cicloturismo Velho Oeste é uma iniciativa que tem a Udesc como gestora e conta com diversos parceiros da iniciativa pública e privada. A proposta visa reunir belezas regionais, lazer e conhecimento tradicional em plantas medicinais em um roteiro que inclui as 11 cidades da Amerios no Oeste de SC.

“Idealizada por um grupo de amigos, a ideia de criar uma rota turística na região Oeste de SC, agregando o turismo holístico e de bem-estar, com o objetivo de fomentar a economia na região e valorizar as propriedades rurais e os comerciantes da região está se fortalecendo a cada dia”, destaca a professora Kiciosan.

Entre as instituições parceiras da iniciativa, além da Udesc e da Alesc, estão a Prefeitura de Cunha Porã, a Polícia Militar de Santa Catarina, a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), a Cooperativa Regional Auriverde e o Núcleo de Turismo e Gastronomia de Cunha Porã.

Cicloturismo

De acordo com o projeto, o viajante fará um percurso em 300 quilômetros com belas paisagens, entre estradas de chão e asfalto, passando por diversas propriedades rurais. O trajeto poderá ser percorrido de diferentes meios: bicicleta, carro, moto, a cavalo ou mesmo caminhando.

Kiciosan explica que, no trajeto, será possível aproveitar as cachoeiras, o comércio da região, com sua produção regional de vinhos e cervejas artesanais, os hotéis e pousadas, “além das práticas integrativas e complementares, que são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, como os hortos de plantas medicinais, a meditação e a dança circular, entre outras”.

“Ao participar do roteiro, o turista receberá orientações dos trajetos, de como funcionará a segurança pública, pontos de parada, horários de alimentação, de visitação dos hortos de plantas medicinais e das práticas integrativas que acontecerão nas propriedades”, complementa a docente.

Leia mais em: https://www.udesc.br/noticia/udesc_e_parceiros_articulam_criacao_de_rota_de_cicloturismo_no_oeste_catarinense e http://agenciaal.alesc.sc.gov.br/index.php/noticia_single/reportagem-especial-mostra-rota-de-cicloturismo-velho-oeste