COMUNICADO IMPORTANTE: SAMAE reitera a necessidade de livre acesso ao hidrômetro para a leitura do consumo mensal

O hidrômetro de água é um aparelho de precisão que mede e registra o consumo de água, conhecido também como medidor ou relógio.  O hidrômetro serve para uma cobrança justa, com base no que foi consumido.  Pode-se afirmar também que o mesmo evita desperdícios e colabora com a preservação do meio ambiente.

 

Ocorre que em alguns casos, o leiturista não consegue realizar a leitura correta do aparelho, por falta de acesso. ( Portão Fechado, Cachorro solto no quintal, Hidrômetro travado, embaçado ou violado, etc.)

 

O fato de alguns consumidores receberem uma fatura com acréscimo de consumo de um mês para outro, pode trazer ao consumidor a impressão de que a Autarquia de saneamento cometeu algum equívoco. A situação, no entanto, é factível e pode ocorrer sem ferir nenhum direito do consumidor. Não se trata de nenhuma multa ou cobrança indevida por um serviço não utilizado; ao contrário, essa variação repentina ocorre da falta do cumprimento de deveres por parte do usuário em não permitir a correta leitura do equipamento.

 

Para fazer a leitura e lançar a cobrança com base no consumo real, o SAMAE precisa, necessariamente, ter acesso ao medidor. Se isso não é possível, o valor gerado será calculado com base na média de consumo dos últimos meses. Quando a leitura volta a ser efetuada pelo me­­didor, poderá haver uma diferença entre o registro indicado no hidrômetro e o consumo médio lançado nas últimas contas. Essa diferença, então, é lançada na próxima fatura, o que pode “as­­sustar” os consumidores. O Samae deseja reduzir o número desses casos e contamos com a colaboração de todos.

 

Como muitos equipamentos, os hidrômetros de água possuem engrenagens e partes que sofrem desgastes ao longo do tempo. E isso prejudica uma medição correta. O usuário deve solicitar a sua substituição se identificada alguma avaria ou degradação no mesmo.

 

É necessário também atentar-se com o cuidado do equipamento, visto que violações, furtos ou adulteração podem levar a multas e até outras penalidades legais, havendo a configuração de crime.

 

Veja algumas sugestões para evitar problemas:

 

  • Quando fizer a instalação da rede, o hidrômetro deverá ficar em um local visível, facilitando o acesso à leitura mensal.
  • Certifique-se de que nenhum obstáculo como muros, grades, plantas, lixeiras entre outros impeçam a leitura do hidrômetro pelo lado de fora da residência.
  • Caso seja impossível ler o relógio pelo lado de fora, certifique-se de que haverá alguém em casa.
  • Disponibilizar caixa de Correio visando evitar o extravio das faturas.
  • Certifique-se para não haver cães soltos no quintal.

 

 

O SAMAE está à disposição de todos os consumidores para esclarecer dúvidas sobre suas faturas e auxiliar na regularização dos hidrômetros pelo telefone: (49) 3334-3610 ou (49) 98834-0708 Plantão.