SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DIVULGA AÇÕES DA PSICOLOGIA EM SAUDADES-SC

Contribuições da psicologia para o cuidado e acolhimento a partir da tragédia no Centro de Educação Infantil Aquarela

Em contextos de emergências e desastres (como enchentes, acidentes e tragédias), a psicologia tem sido chamada para ofertar cuidado às pessoas que vivenciam situações de sofrimento. Como destaca a Psicóloga Carine Bruneto, do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS de Saudades), “estamos enfrentando momentos de crise, que afetam as emoções, relações familiares, de trabalho e com a comunidade, e exigem a construção de novas formas para lidar com as perdas, o luto, medos, angústias, dificuldades para dormir, embrulhos no estômago, revolta, e outros tantos sentimentos despertados com o ocorrido.”

Desde as primeiras notícias, profissionais da psicologia (professores da UNOESC Pinhalzinho-SC e São Miguel do Oeste-SC e psicólogas/os voluntárias/os da região), coordenados pela psicóloga Carine, têm se colocado à disposição do município, em parceria com as ações das políticas públicas (saúde, assistência social e educação), para conduzir os primeiros cuidados (socorros) psicológicos, no sentido de apoio, proteção, vínculo e acolhimento às pessoas em sofrimento.

Inicialmente a equipe da psicologia contribuiu auxiliando com demandas emergenciais, junto com os profissionais da saúde, principalmente durante o processo do velório. Atualmente, a equipe está realizando visitas e atendimentos com as famílias vítimas da tragédia, ofertando suporte e acolhimento aos profissionais do CEI Aquarela, e organizando os encaminhamentos para oferta de atendimentos à toda comunidade.

Buscando a qualidade nas ações desenvolvidas, as/os psicólogas/os estão recebendo auxílio de profissionais de referência em emergências e destrates, com destaque para a equipe de saúde mental do município de Suzano-SP, que também vivenciou uma tragédia em escola e teve que reorganizar as suas políticas públicas.

Neste cenário de tragédia, que mobiliza muita dor e sofrimento, a psicologia pode contribuir fortalecendo práticas de autocuidado (consigo) e cuidado com os outros (família, amigos, vizinhos, conhecidos…). Como destaca a Organização Mundial da Saúde (OMS), ao ajudarmos pessoas que vivem situações de crise devemos:

• Abordar de forma respeitosa e ofertar apoio para quem precisa;
  • Entender quais são as necessidades e preocupações das pessoas;
  • Exercer a empatia, escutando e não falando demais ou pressionando para que falem;
  • Incentivar estratégias positivas e não violentas (inclusive consigo mesmo);
  • Não ter receio, medo, vergonha e resistência em pedir ajuda.

Como destaca Carine: “outras terapias ajudam aliviar os sintomas, mas é importante trabalhar e fortalecer os recursos psicológicos. Falar sobre o que sentimos é um importante movimento de promoção de saúde mental. Dar voz a quem sofre com essa tragédia, e da dor fazer nascer outras possibilidades de afeto, cuidado e de vida.”

Para mais informações da psicologia, dos voluntários ou se precisar de ajuda entre em contato com o CRAS de Saudades-SC pelo telefone: (49) 3334-3630.