Campanhas do Setembro Amarelo da Secretaria Municipal da Saúde

O mês de setembro foi marcado por diversas ações alusivas ao setembro amarelo, mês de prevenção ao suicídio, desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde de Saudades, juntamente com a equipe psicossocial do Estado.

No dia 03/09 foi realizada roda de conversa com as Agentes Comunitários de Saúde e enfermeiros sobre a temática, como forma de levar informação e subsídios para a atuação profissional em relação ao suicídio.

Nos dias 09 e 10/09 foram realizadas ações de prevenção na Praça Central, com o objetivo de promover momentos de escuta com a população e entrega de material informativo sobre o tema.

Como forma de conscientização da população teve Participação no Programa da Rádio local nos dias 04/09 e 18/09, sobre a campanha do setembro amarelo e divulgação das atividades a serem realizadas. Assim como, semanalmente foram postadas nas redes sociais do Município informações referentes à prevenção e promoção de saúde referentes ao tema.

No dia 14/09 teve ações de intervenção na Unidade Básica de Saúde central com as três equipes da Estratégia da Saúde da Família (ESF). No dia 24/09 também foi realizada roda de conversa com os profissionais do ESF da unidade da Juvêncio. Estás ações tiveram como propósito dialogar e capacitar as equipes para poderem dar melhor atendimento e suporte aos usuários.

Também foi realizada ação com os usuários na sala de espera da UBS central no dia 28\09.

No dia 29/09 teve-se momento com os profissionais do Departamento Municipal de Estradas e Rodagens (DMER), com o objetivo de levar informação e trabalhar a temática do setembro amarelo.

Ressaltamos que a prevenção ao suicídio e promoção da saúde são ações preconizadas o ano todo.

Lembramos que a Unidade Básica de Saúde é a principal porta de entrada à assistência à saúde e cuidado integral.