Associação Grupo de Danças Jugend Vorwärts de Saudades-SC: 30 Anos de História

Localizado no oeste catarinense, o município de Saudades foi predominantemente colonizado por descendentes de alemães que migraram do Rio Grande do Sul, na década de trinta.

 

Os moradores mais antigos dizem que o nome da cidade é devido a saudade que os primeiros colonizadores dos parentes e amigos no início da colonização.

 

O espirito desbravador e empreendedor dos primeiros colonizadores está presente no povo hospitaleiro, que olha para o passado com orgulho e para o futuro com confiança, buscando preservar e valorizar a cultura e as tradições germânicas deixadas por eles.

 

Com esses objetivos, de valorizar a cultura e as tradições germânicas, em 16 de outubro de 1991, a professora e fundadora do grupo Lucia Leifheit Thiesen, juntamente com um grupo de alunos e apoio da comunidade saudadense, fundou-se nas dependências do Escola de Educação Básica Rodrigues Alves, a Associação Grupo de Danças Jugend Vorwärts.

 

Atualmente a associação é composta por 06 categorias, mirim, infantil, juvenil, adulto, casais e melhor idade. Os ensaios de dança são realizados semanalmente, e realizando diversas apresentações folclóricas por toda região durante o ano.

 

Como o objetivo do grupo é manter as raízes e tradições germânicas deixadas pelos nossos antepassados, buscamos preserva por meio da dança folclórica os fundamentos, valores, bons costumes e princípios de tão bela cultura, incentivando e valorizando o fortalecimento de novas amizades, tornando possível uma integração regional de valorização da cultura alemã, construindo uma corrente de amizade, companheirismo e solidariedade.

 

A Associação Grupo de Danças Jugend Vorwärts, busca por meio da dança, levar ao público alegria, diversão e entretenimento, preservando assim valores e bons costumes de tão rica cultura.

 

Créditos:www.facebook.com/JugendVorwarts