COMUNICADO IMPORTANTE: Secretaria Municipal de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde alerta para um surto de Influenza.

O município de Saudades-SC vem registrando um aumento significativo de síndrome gripal em decorrência do vírus Influenza, ocasionando um surto na cidade.

Com a chegada do frio, observa-se aumento na demanda por atendimentos em decorrência de sintomas e doenças respiratórias.

Visando evitar a propagação dos vírus causadores de gripe e da Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde recomenda que façam uso da máscara nas UBSs, além de evitar locais fechados com aglomeração.

Os sintomas da doença incluem os sinais comuns aos da gripe e da Covid-19, como coriza, dor de garganta, dor de cabeça, febre, dor no corpo e fraqueza. O vírus influenza é uma doença infecciosa com maior risco de complicações em alguns grupos vulneráveis, podendo evoluir para formas mais graves, como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e até óbito.

Além do surto de influenza e as doenças típicas da estação, estamos em meio a epidemia de dengue, além de alguns casos do coronavírus.

Tais ocorrências estão superlotando as UBSs, e nesse sentido, é importante evitar buscar atendimentos de rotina, principalmente no que diz respeito a exames, permitindo assim, que os profissionais de saúde atendam a todos da melhor maneira possível.