Administração Municipal analisa projeto para revitalização da Biblioteca Pública e Casa da Memória

O Governo Municipal via Secretaria de Educação, Cultura e Esportes vem realizando estudos acerca da revitalização da Biblioteca Pública Municipal e Casa da Memória.

A proposta consiste na reestruturação de todo espaço no qual deveria funcionar o Museu Municipal, incorporando nesse ambiente, uma nova Biblioteca Pública, moderna e funcional, integrada a Casa da Memória, além de um Memorial do Esporte.

Infelizmente a falta de zelo na qual o acervo de livros, troféus, premiações e os objetos históricos foi submetido na gestão anterior, possivelmente tenha comprometido a utilidade de boa parte desses.

Somente após um árduo trabalho de triagem a ser realizado, será possível avaliar a gravidade dos danos desse descaso.

“Cultura não é só aquisição de conhecimento, é a formação de uma personalidade ao mesmo tempo arraigada na realidade histórico-social concreta e capaz de transcendê-la intelectualmente. Essa formação só é possível se ela começa pela absorção da cultura local na língua local e se prossegue nesse caminho até abarcar essa cultura como um todo e, então sim, tiver necessidade de ampliar o seu horizonte pelo contato mais aprofundado com outras culturas.”  — Olavo de Carvalho.