Alunos da CFR de Saudades participam de aula sobre sistema de pastejo rotacionado

O sistema de pastejo rotacionado consiste em áreas que são divididas em piquetes, submetidas a períodos alternados de pastejo e descanso. A grande vantagem deste método de pastejo é proporcionar um maior controle sobre o pasto, permitindo definir quanto e por quanto tempo as plantas estarão sujeitas à desfolha. Assim, os pastejos tendem a ser mais uniformes e com eficiência mais elevada.

Este sistema está sendo implantado em varias propriedades em Saudades. Na última semana, o projeto, que esta sendo desenvolvido na propriedade de Arno Hübler, na comunidade da Linha Fátima, sendo implantado numa área de 3,4 há, recebeu a visita dos alunos da Casa Familiar Rural do município.

Na oportunidade, o técnico em agropecuária Jones Mohr realizou uma aula pratica aos alunos da CFR, ensinando e demonstrando o processo de execução do sistema de pastejo rotacionado, desde a elaboração do mapa até a divisão da área e confecção dos piquetes (porteiras, amarração das castanhas, divisão do sistema de distribuição elétrica em toda área etc).

Segundo Jones, o sistema vem facilitar o trabalho do dia a dia do produtor, proporcionando um manejo adequado das pastagens existentes, melhorando a qualidade e equilibrando a dieta de alimentos fornecidos aos animais, com maior qualidade. “Isso tudo diminui a mão de obra e os custos, aumentando a produção, pois a atividade leiteira está presente em cerca de 800 propriedades, das 1.200 existentes em nosso município, como a principal atividade exercida”, explica.

Jones lembra aos agricultores interessados em conhecer esta tecnologia, que os mesmos procurem a Secretaria Municipal de Agricultura, para eventuais informações ou dúvidas.