Programa Saúde na Escola (PSE) em ação

O Programa Saúde na Escola (PSE), política intersetorial da Saúde e da Educação, foi instituído em 2007. São políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira que se unem para promover saúde e educação integral.

O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção da saúde, de prevenção de doenças e agravos à saúde e de atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

As ações de promoção da saúde na infância ampliam conhecimentos e habilidades para o autocuidado e bem-estar da saúde, bem como na prevenção de condutas de risco, proporcionando melhor qualidade de vida para as crianças e a famílias.

A avaliação da cobertura das ações no município é um dos processos de implementação do PSE, isto porque indica o alcance das atividades no território e do público-alvo do Programa. Destacamos Saudades entre os 49 municípios com 100% de cobertura do PSE.

No município foram pactuadas todas as escolas púbicas, desde o berçário até o EJA. Com base no plano 2021/2022 estão sendo trabalhadas as questões relacionadas a alimentação saudável, higiene corporal, sexualidade, dengue, avaliação odontológica, avaliação antropométrica (peso e altura) e vírus gripais incluindo Influenza e Covid-19.

No momento estão sendo avaliados o peso e a estatura das crianças. Assim, investigando o estado nutricional e possíveis riscos de doenças.

Com relação às crianças que apresentarem alterações na avaliação, os pais serão comunicados e, após, serão encaminhados para orientação individualizada com a nutricionista.