Saudades direciona desenvolvimento com diagnóstico socioambiental

Direcionar o desenvolvimento sustentável do município. Com essa visão de futuro, Sebrae/SC e Administração Municipal de Saudades são parceiros há dois biênios (2021/2022 e 2023/2024) para realização do Programa Cidade Empreendedora. Essa cooperação permite realizar ações de fomento ao empreendedorismo, fortalecimento dos pequenos negócios e planejamento de expansão territorial.

Resultado recente dessa coparticipação é a elaboração do Diagnóstico Socioambiental, um estudo técnico sobre os cursos d’água no perímetro urbano com a intenção de fornecer dados para a implementação de políticas públicas para o meio ambiente e auxiliar na delimitação das áreas de preservação permanente e de ocupação consolidada. Os resultados desse estudo foram apresentados durante reunião entre representantes do Sebrae/SC e do Poder Público.

“Temos uma parceria realmente de sucesso, que tem contribuído para o desenvolvimento do município. Nosso primeiro biênio no Cidade Empreendedora foi muito proveitoso e com avanços, por isso a renovação foi um processo natural para dar continuidade nas ações e celeridade nos processos obrigatórios, a exemplo da atualização do Plano Diretor e de Mobilidade Urbana, que requerem o Diagnóstico Socioambiental para isso”, enfatiza o prefeito Maciel Schneider.

Segundo o gestor municipal, o território de Saudades faz parte de uma bacia que frequentemente registra elevação do leito do rio, que gera alguns transtornos de alagamentos. “Pela Defesa Civil elaboramos um plano de contingência, que contribuiu para fazer um mapeamento das áreas alagáveis. E, agora com o Diagnóstico Socioambiental temos um estudo que norteará o desenvolvimento do município, contribuirá para a delimitação de áreas de preservação e também regularizar espaços que se encontravam irregulares”.

Para o secretário de Fazenda e Administração, Cleverson Luiz Schuh, as adequações das legislações municipais contribuem para o desenvolvimento local, principalmente, a partir de dois fatores principais. O primeiro é o aumento da receita ocasionado pela regularização dos terrenos, o que permite ao Poder Público reinvestir os recursos em outras áreas. O outro é a atração de empresas que desejam investir ou ampliar suas estruturas no município, que passam a contar com uma legislação moderna.

Os próximos passos, segundo o secretário, preveem a finalização da lei que orientará a ocupação do solo da área urbana, que será enviado para o Legislativo analisar e aprovar. “A previsão é de que até o fim deste ano essa entrega seja realizada para a comunidade, o que permitirá ao município continuar sua perspectiva de crescimento com uma legislação atualizada”, comentou o secretário.

De acordo com a gestora regional do Programa Cidade Empreendedora no oeste, Gabriela da Costa Heming, a finalização do Diagnóstico Socioambiental representa um marco significativo no compromisso do município com o desenvolvimento sustentável do território. “O trabalho foi conduzido pelos consultores credenciados ao Sebrae/SC: João Vitor de Araujo (professor e geógrafo), Jaqueline Isabel de Souza (engenheira ambiental) e Thays Saretta Sulzbach (bióloga) e resultou em um documento aprofundado com dados técnicos que contribuem na tomada de decisão e na elaboração de políticas públicas de sustentabilidade”, observou.

Fonte: MB Comunicação / Sebrae-SC