SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE REALIZA MAIS UM ENCONTRO DAS GESTANTES

A gestação é um período muito peculiar na vida de uma mulher e o nascimento do filho é uma experiência única, portanto, merecem ser tratados de forma singular e especial por profissionais qualificados. Para isso, a Secretaria Municipal de Saúde oportunizou mais um encontro das gestantes, com multiprofissionais capacitados para melhorar a qualidade de orientações nesta fase especial das mamães e papais.

Na oportunidade tivemos a enfermeira Denise realizou um questionário com as gestantes, trabalho no qual está realizando seu mestrado.

Em seguida, a enfermeira Marina explicou sobre os indicadores do programa Previne Brasil, novo modelo de financiamento para a Atenção Primária. Por meio do monitoramento de 7 indicadores, podem ser avaliados os acessos, a qualidade e a resolutividade dos serviços prestados pelas unidades de saúde, fornecendo subsídios para medidas de aprimoramento das ações e dando mais transparência aos investimentos na área da saúde para a sociedade.

Sendo avaliados em relação as gestantes:  proporção de gestantes com pelo menos 6 (seis) consultas pré-natal realizadas, sendo a 1ª (primeira) até a 12ª (décima segunda) semana de gestação; proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV e proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado.

A importância desses indicadores é para a realização do pré-natal adequado, sendo esse de fundamental importância na prevenção e/ou detecção precoce de patologias, tanto maternas como fetais, avaliando o quanto antes esses problemas, fica passível de controle ou de cura, permitindo um desenvolvimento saudável do bebê e reduzindo os riscos da gestante.

Ainda, a Dra. Tatiane de Castro, médica, que explanou sobre os nutrientes essenciais na gestação, além da fisioterapeuta Andressa Sehnem que enfatizou a importância da fisioterapia pélvica, antes, durante e após o período gestacional.

O ventre de uma futura mamãe é um berço especial onde nasce um amor para toda vida.

Agradecemos a todas as gestantes e acompanhantes presentes.