Alunos da EMEF recebem história em quadrinhos desenvolvida por um autista

Em prol ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, lembrado na última terça-feira, dia 02, a Secretaria Municipal de Assistência Social, de Saudades, realizou um momento de explanação para os estudantes da Escola de Ensino Municipal – EMEF, na busca de combater preconceitos e estigmas em relação ao Transtorno do Espectro Autista (TEA).

No final, todas as crianças receberam uma revistinha especial desenvolvida pelo autista e aluno da APAE de Pinhalzinho, Felipe Antônio Schneider Souza, com a supervisão da professora de educação especial, Kelin Albani Schwaab. A história em quadrinhos, “As aventuras de Felipe”, retrata a rotina diária sob o ponto de vista de um autista. A edição foi premiada com o 4° lugar na Regional das APAES do Vale do Chapecó.

A intenção da distribuição do material é oferecer conhecimento a familiares, pacientes, educadores, cuidadores e profissionais da saúde. Conforme a Secretária de Assistência Social do município, Claucineide Freitag Schmitz, esse é um projeto da Administração Municipal, com apoio financeiro do Fundo Municipal da Infância e Adolescência (FIA), aderiu ao projeto de impressão da revista especial.

Felipe Antônio Schneider Souza

Felipe Antônio, 12 anos, iniciou seus primeiros passos na área artística, criando pequenos contos e interagindo com o mundo dos quadrinhos. Com o TEA e algumas comorbidades associadas, tem senso visual e sensibilidade auditiva acentuada. Gosta de desenhar, ler livros e quadrinhos, colecionar figurinhas e ir ao cinema.

Transtorno do Espectro Autista (TEA)

É um transtorno neurológico que afeta o desenvolvimento da comunicação, interação social e comportamentos. As características podem variar de pessoa para pessoa. Geralmente envolvem dificuldades em interpretar a comunicação verbal e não verbal, dificuldades em interpretar expressões faciais e emoções, padrões restritos e repetitivos de comportamento.

Município de Saudades/SC. O Amanhã Está Aqui!